Docente da Unilab Matilde Ribeiro integra gabinete de transição governamental, no Grupo Técnico de Igualdade Racial

Data de publicação  06/12/2022, 11:36
Postagem Atualizada há 1 ano

A docente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Matilde Ribeiro foi nomeada como integrante do Gabinete de Transição Governamental – na esfera federal -, no Grupo Técnico de Igualdade Racial, conforme Portaria 66/2022. A professora é vinculada ao Instituto de Humanidades e membro do colegiado do curso de Pedagogia na Unilab.

Segundo aponta a Lei n° 10.609/2002, a equipe de transição tem por objetivo inteirar-se do funcionamento dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública federal e preparar os atos de iniciativa do novo presidente da República, a serem editados imediatamente após a posse.

O Gabinete de Transição atual é composto por 31 Grupos Técnicos, responsáveis pela produção de um relatório final, com diagnóstico abrangente de cada área, reunindo informações sobre o funcionamento e a atuação dos órgãos e entidades que compõem a Administração Pública Federal. Eles devem identificar os riscos, fazer alertas, apontar ilegalidades e necessidades de apuração por parte dos órgãos de controle. Além disso, podem propor medidas que exijam a tomada de decisão no início do novo governo.

Esses relatórios serão encaminhados à Coordenação Executiva do Gabinete de Transição, que fará um relatório final a ser entregue ao vice-presidente, que encaminhará ao presidente eleito. Os ministros indicados pelo presidente eleito receberão os relatórios de cada área.

Matilde Ribeiro

A docente Matilde Ribeiro é graduada em Serviço Social  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). É também pela PUC que a docente concluiu mestrado em Psicologia Social (1999) e doutorado em Serviço Social (2013). Também possui especializações em Gestão Ambiental (Universidade de São Paulo – USP) e Técnica Aplicada ao Psicodrama Pedagógico (Grupo de Estudos de Técnicas Psicodramáticas – GETEP/SP).

Atualmente professora adjunta na Unilab no Ceará, Matilde Ribeiro já foi nomeada diretora do Campus dos Malês, na Bahia, em 2015. Anteriormente, lecionou na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS/SP) e no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU/SP).

Como gestora pública, integrou a equipe técnica da Sempre Viva Organização Feminista (1987-1995) e do Instituto Cajamar Formação Política para Trabalhadores (1996-1997), atuando também como assessora dos Direitos da Mulher na Prefeitura de Santo André (1997-2001). Compôs a coordenação do Programa de Governo do então candidato às eleições presidenciais, Luiz Inácio Lula da Silva. Integrou a Equipe de Transição de Governo no Executivo Federal, em 2002, assumindo o cargo de ministra da Igualdade Racial entre os anos de 2003 e 2008. Entre 2013 e 2014, foi  secretária adjunta na Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo (SMPIR/SP).

*Com informações do gabinetedatransicao.com.br

CONTEÚDO RELACIONADO