Centro de Estudos Africana realiza curso de extensão sobre educação em África, de 16/12 a 8/02 (Presencial). Inscreva-se!

Curso tem início nesta sexta-feira (16) até o dia 8 de fevereiro de 2023. Inscrições abertas!

Data de publicação  14/12/2022, 17:12
Postagem Atualizada há 1 ano

O Centro de Estudos Africana, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Campus dos Malês, promoverá um curso de extensão com o tema “A Educação no Cruzamento das Épocas: Trajetórias e Memórias da Educação em África”.

O curso será ministrado pelo professor Fernando Jorge Pina e terá uma carga horária de 30 horas-aula, ocorrendo de 16 de dezembro a 8 de fevereiro de 2023, presencialmente. Inscreva-se neste link.

Serão abordadas as trajetórias e memórias da educação na África e na CPLP; a Educação na África Pré-Colonial, Colonial e Pós-Colonial; o Neocolonialismo tardio e o processo de metropolização do ensino na África Pós-Colonial e na Diáspora Africana.

Entre os objetivos do curso estão desenvolver reflexão e debate sobre as principais tendências do pensamento pedagógico e suas implicações na educação ao longo da história; promover a compreensão da educação e de seu processo histórico desde a antiguidade até os dias atuais a partir dos condicionantes sociais, culturais, políticos e econômicos que influenciam o processo educacional em África; promover a reflexão crítica sobre as relações de poder e os modos de produção da sociedade e sobre a importância do estudo da história da educação para a compreensão do estado da arte da educação nos países da integração da Unilab.