“Parteira” é tema do 9º episódio do Pluriverso Podcast do Programa Áfricas do Joá

Data de publicação  29/12/2022, 09:38
Postagem Atualizada há 1 ano

O tema: “Parteira” marca o 9º episódio do Pluriverso Podcast em sua 2ª temporada, que é um projeto do Programa Áfricas do Joá, coordenado pela professora do curso de História, vinculada ao Instituto de Humanidades (IH/Unilab), Larissa Gabarra. O episódio é produzido juntamente com a bolsista Renara Régia, discente do mesmo curso.

9º episódio (Spotify)
Siga o canal @pluri.verso.cast

Inscreva-se no canal do Pluriverso no Youtube

Renara Régia, produtora e discente do curso de História (IH), apresenta a história do parto, isto é, o saber ajudar no momento de dar à luz a um novo ser. Neste episódio, a entrevistada é Dona Prazeres, líder do Quilombo Cercadão dos Dicetas (Caucaia-CE), professora, parteira, rezadeira e historiadora. De forma sensível, ela nos conta suas vivências e seus aprendizados com a comunidade e com sua mãe, Dona Maria de Lourdes, que era mestra parteira.

Neste projeto, busca-se dar ouvidos a um “pluriverso” de conhecimentos ancestrais, milenares, difusos no cotidiano e ofuscados por concepções de mundo universalistas e patriarcais. Os episódios da segunda temporada são entendidos como instrumentos de comunicação, fontes de história oral, que podem ser preservados ao longo do tempo, constituindo, portanto, um patrimônio histórico digital.

Os episódios podem ser acessados no App – Pluriverso Podcast.