[12/01 a 06/03] Proppg abre inscrições para seleção de propostas de projetos nos programas institucionais de bolsas de iniciação – Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

Data de publicação  13/01/2023, 11:22
Postagem Atualizada há 1 ano

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Proppg/Unilab) abre inscrições no programa e convoca os interessados a submeterem propostas de projeto de pesquisa, visando a concessão de bolsas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC/UNILAB (IC e Af), PIBIC/CNPq-IC, PIBIC/CNPq-Af, PIBIC/CNPq-ICJ, PIBIC/FAPESB e BICT/Funcap – Edital nº 01/2023 – PIBIC/UNILAB (IC, Af) – PIBIC/CNPq (IC, Af e ICJ), PIBIC/FAPESB e BICT/FUNCAP e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)Edital nº 2/2023 – Pibiti/CNPq.

Conforme a Coordenação de Pesquisa (CPQ/Proppg), as inscrições para ambos os programas acontecem no período de 12/01 a 06/03, conforme os cronogramas de atividades dispostos nos referidos editais. (01/2023 –  e 02/2023).

Conforme o Edital nº 01/2023 – PIBIC/UNILAB (IC, Af) – PIBIC/CNPq (IC, Af e ICJ), PIBIC/FAPESB e BICT/Funcap – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, são

Destina-se a despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária e estudantes do ensino médio, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, contribuindo desta forma para a formação científica de recursos humanos para pesquisa ou qualquer outra atividade profissional;

O destaque fica para o PIBIC/FAPESB é a modalidade de bolsa voltada, exclusivamente, para projetos de pesquisa, a serem desenvolvidos no estado da Bahia. Estar cadastrado como Pesquisador FAPESB através do endereço eletrônico (http://siga.fapesb.ba.gov.br/cadastro/login.wsp)

O BICT/FUNCAP é a modalidade de bolsa voltada, exclusivamente, para projetos de pesquisa, a serem desenvolvidos no estado do Ceará.

Envio de propostas

Podem apresentar propostas de pesquisa: professores efetivos, professores visitantes e pesquisadores bolsistas, desde que comprovem vínculo com a Unilab por período igual ou superior ao período de vigência das bolsas de iniciação científica. Os proponentes que pretendam orientar alunos bolsistas de Iniciação Científica devem: possuir titulação de doutor; ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Unilab (SIGAA); participar de Grupos de Pesquisa sediados na instituição, devidamente cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e; não apresentar pendências junto à CPQ/Proppg.

Submissões

O processo de submissão do projeto de pesquisa, seu(s) respectivo(s) plano(s) de trabalho e documentação obrigatória ocorrerá exclusivamente pelo Portal do Docente, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Unilab (SIGAA), até a data de encerramento das inscrições.

Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti)Edital nº 2/2023 – Pibiti/CNPq, compreende-se por Desenvolvimento Tecnológico e Inovação a constituição de novos produtos ou processos, e/ou melhoria(s)/incremento de desempenho de produtos ou processos, em qualquer esfera de atuação, e que são transferidos ao setor produtivo. Neste edital, a inovação tecnológica será entendida como produto(s) ou processo(s) que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial.

O presente edital visa classificar projetos de pesquisa, a serem desenvolvidos nos estados do Ceará e da Bahia, e contemplar os classificados com bolsas de iniciação científica PIBITI/CNPq a serem outorgadas aos estudantes regularmente matriculados em suas respectivas instituições de ensino.

Confira os editais (Edital nº 01/2023 e Edital nº 2/2023 e acompanhe a página da Proppg.