Instituto de Ciências da Saúde se reúne com secretários de Saúde do Maciço de Baturité

Data de publicação  09/02/2023, 15:23
Postagem Atualizada há 1 ano
Reunião entre ICS/Unilab e secretários de Saúde de municípios do Maciço de Baturité/CE. Foto: ICS.

O Instituto de Ciências da Saúde (ICS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), reuniu-se com os secretários de Saúde de municípios da região do Maciço de Baturité/CE no último dia 7. Durante o encontro, foram apresentadas as práticas de ensino, pesquisa e extensão dos cursos da Unilab na área da Saúde, tendo em vista a ampliação de ações de parceria entre universidade e cidades. Participaram os secretários de Saúde de Acarape, Aracoiaba e Guaiúba, respectivamente Dara Oliveira (representante), Valdson de Aquino e Rilson de Andrade.

Na oportunidade, apresentou-se o processo de implantação dos cursos de Farmácia e Medicina na Unilab. O primeiro, já em funcionamento, espera a visita de avaliação do Ministério da Educação (MEC) ainda neste ano. Já a comissão de implantação do curso de Medicina tem trabalhado para alinhar as demandas da graduação com os serviços da rede de Saúde, entre eles unidades básicas de saúde e hospitais.

Na fala dos gestores municipais pontuou-se a necessidade de aumentar as parcerias e ouvir mais o ICS/Unilab a fim de melhorar as unidades de saúde para receber alunos e professores universitários.

A direção do ICS e os coordenadores de cursos apontaram o potencial do instituto para contribuir com a qualificação, capacitação e treinamento dos servidores dos municípios. Assim, já ficaram agendadas visitas aos municípios para conhecer melhor os serviços de saúde e levantar demandas de capacitações e treinamentos para os servidores.

Foi apresentado ainda o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), objetivando alinhar parcerias para encaminhamento de pacientes para os serviços ofertados no centro.

Outro ponto interessante da reunião foi a possibilidade de estágios extracurriculares para os estudantes de Enfermagem e Farmácia da Unilab.

Palavra-chave