Reitor da Unilab participa de reunião do Conselho Pleno da Andifes

Data de publicação  16/02/2023, 13:21
Postagem Atualizada há 12 meses

Reitor da Unilab, Roque Albuquerque (à esquerda), participa de reunião do Conselho Pleno da Andifes.

O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Roque Albuquerque, participou da 157ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), nos últimos dias 14 e 15 de fevereiro.

Albuquerque destacou que a principal pauta da reunião foi recomposição orçamentária. “O ano de 2022 ainda não acabou para muitas universidades. A Unilab conseguiu fechar 2022 com tudo pago e priorizando, em restos a pagar, a assistência estudantil. A expectativa é que até março a recomposição acontecerá”, destacou.

O reitor também sublinhou a presença da ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da secretária da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), Denise Carvalho, o que reforça a relevância da Andifes para o país.

“A Andifes é muito importante para as nossas universidades, é a soma de todas elas, com toda a força que as universidades têm, responsáveis pela pesquisa no Brasil, e, diga-se de passagem, a maioria das pesquisas de ponta passam pelas universidades. Para nós, da Unilab, estarmos presentes e entendermos esse compromisso da Andifes com todos os reitores e universidades é muito importante”, frisou.

Programação

Durante a 157ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes houve as já citadas participações da ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e da secretária da Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC), Denise Carvalho, bem como a apresentação do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe) sobre a reunião com o Secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Sérgio Mendonça.

Com relação à pauta da recomposição orçamentária, houve informes do Fórum de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad). Foram apresentados também o relatório da Comissão de Memória, Museus e Patrimônios Culturais, Artísticos e Científicos; relatos da Comissão de Comunicação da Andifes e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom); e informes do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Ifes (Copropi).

Palavra-chave