Unilab realiza primeira agenda oficial com o novo ministro da Educação

A primeira agenda oficial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) -  representada pelo reitor Roque Albuquerque -, no Ministério da Educação (MEC), com o novo ministro da pasta Camilo Santana, aconteceu na última sexta-feira (10/03), em Brasília

Data de publicação  13/03/2023, 09:53
Postagem Atualizada há 12 meses

A primeira agenda oficial da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) –  representada pelo reitor Roque Albuquerque -, no Ministério da Educação (MEC), com o novo ministro da pasta Camilo Santana, aconteceu na última sexta-feira (10/03), em Brasília.

“Essa agenda pra nós da Unilab é um momento muito importante. Acima de qualquer coisa, estamos falando da expansão da Unilab. Sabemos que nós temos uma série de necessidades internas e elas estão na pauta, sendo buscadas como prioridades”, destacou Albuquerque, sobre a reunião. Ainda segundo o reitor, foram citadas no encontro com o ministro da Educação as necessidades de infraesturutra da Unilab, tendo o campus dos Malês com foco urgente, uma vez que não possui prédio próprio. Ainda sobre o campus no território baiano, também foi mencionada a urgência da construção de 12 salas de aulas. “O ministro [Camilo Santana] disse que está correndo para dar pontapé inicial nessa questão da infraestrutura”, relatou o reitor Roque Albuquerque.

Outro ponto mencionado na reunião foi sobre o curso de Medicina, cuja negociação sobre seu funcionamento avançou durante o encontro. Essa e outras pautas serão retomadas em nova reunião. Também foi colocada no centro da reunião, pelo prefeito de Itapipoca Felipe Pinheiro e o deputado Guilherme Landim, a reivindicação da parceria entre a prefeitura de Itapipoca e a Unilab, para transformar esse município cearense em uma cidade universitária. “Os cursos que foram solicitados de início foram Engenharia de Energias e Ciências da Computação. E nós da Unilab atendemos prontamente o pedido do ministro para elaboração de um projeto”, explicou Albuquerque.

Para o reitor da Unilab, a ideia é abrir novas vagas de concurso na Unilab nesses campi fora de sede, com oportunidades para docentes, técnico-administrativos em educação e terceirizados, sem necessidade de deslocamento de pessoal já concursado pela universidade. “Isso é uma grande oportunidade para a cidade de Itapipoca, que possui grupos indígenas, especialmente tremembés, e também uma comunidade muito histórica e marcante quilombola. É uma cidade de montanha, mar e e semi-árido do sertão; creio que uma região em que é possível ter grande impacto”, apontou o reitor Roque Albuquerque, que destacou, também, que esse pedido foi feito pelo ministro Camilo Santana, com caráter de urgência.

“Seguimos de volta ao Ceará com o senso que o dever está sendo feito. Os frutos não aparecem nos momentos que se plantam. Mas quando germinados, quando nascerem e florescerem, frutos bons aguardam a Unilab nesse momento”, concluiu o reitor da Unilab, sobre o encontro no Ministério da Educação.  Participaram da reunião, além do reitor da Unilab Roque Albuquerque e o ministro da Educação Camilo Santana, o prefeito de Itapipoca Felipe Pinheiro; o deputado Guilherme Landim; e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Evandro Leitão.

CONTEÚDO RELACIONADO