Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues visita Unilab/campus dos Malês nesta quarta-feira (22/03)

Data de publicação  22/03/2023, 13:30
Postagem Atualizada há 1 ano

O governador do estado da Bahia Jerônimo Rodrigues esteve nesta quarta-feira (23/03), no campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde, onde encontrou-se com a comunidade acadêmica da universidade. O governador assistiu a uma apresentação de dança e música dos estudantes e reafirmou apoio à Unilab/campus dos Malês. Ele também pontuou que irá dialogar com lideranças da esfera federal, para que as obras da sede do campus dos Malês sejam retomadas, garantindo a expansão da universidade.

“A Unilab tem um papel de interiorização da política de educação superior do estado da Bahia, não está na capital nem na cidade grande. Além disso, o público envolvido com os cursos oferecidos pela Unilab – que são de importância para a região do estado da Bahia -, é de muitos estudantes pobres, negros e negras, além de estudantes de países irmãos, da diáspora e da África. Então passo aqui hoje para marcar uma simbologia de um governador que está interessado em fazer a parceria com a Unilab. E, junto com a Direção, quero pleitear a [ao presidente] Lula a emergência da recuperação dos prédios e, naturalmente, a ampliação dos cursos”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Para a diretora do campus dos Malês Mírian Reis, a presença do governador Jerônimo Rodrigues sinaliza para o reconhecimento da importância das atividades de ensino, pesquisa e extensão que o campus dos Malês promove em território baiano, e para além dele, considerando os países africanos de língua portuguesa. “Ao se colocar como aliado na luta pela conclusão da nossa obra, Jerônimo também reacende a esperança na nossa comunidade, pois entendemos que é possível voltar a planejar nossa consolidação e expansão, com abertura de novos curso e ampliação da nossa missão institucional para o Brasil e para a África. Sua presença simboliza os novos tempos, em que Educação pública, gratuita, democrática e inclusiva volta a ser valorizada. É bom saber que temos cada vez mais aliados na defesa do nosso campus. Malês resiste!”, afirma a diretora.

O reitor da Unilab Roque Albuquerque pontua que desde assumiu como secretário da educação, o atual governador Jerônimo Rodrigues já se mostrava comprometido com a educação com um todo e, em algumas ocasiões, buscou parcerias com a Unilab. “Como governador, ficamos felizes com sua sensibilidade e seu comprometimento com todas as universidades públicas. Ele sabe das necessidades específicas da Unilab, do campus dos Malês e, para nós, é motivo de grande orgulho saber que fomos visitados pelo governador do estado da Bahia, um grande parceiro e amigo por quem nutrimos grande admiração e desejamos sucesso”, disse Albuquerque.

Compareceram ainda ao campus dos Malês lideranças políticas da Assembleia Legislativa da Bahia, como deputados Olívia Santana e Rosemberg Pinto, que também declarou apoio à Unilab e à ampliação do projeto da universidade.

CONTEÚDO RELACIONADO