15 novos servidores da Unilab tomam posse

Data de publicação  24/03/2023, 15:26
Postagem Atualizada há 1 ano

Magnífico reitor da Unilab, professor doutor Roque Albuquerque, e superintendente de Gestão de Pessoas, Adriano Semião (ao centro), receberam os novos servidores. Foto: Secom/Unilab.

Festa, celebração de uma conquista importante, confraternização com os novos colegas: assim foi a posse dos 15 novos servidores docentes e técnico-administrativos em Educação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), ocorrida nesta quinta-feira (23).

Da esquerda para a direita: magnífico reitor da Unilab, professor doutor Roque Albuquerque; novo servidor José Cláudio Borges, médico – área psiquiátrica; e superintendente de Gestão de Pessoas, Adriano Semião. Foto: Secom/Unilab.

São quatro docentes, duas assistentes em Administração, um médico – área psiquiátrica, um químico, quatro analistas de Tecnologia da Informação (TI), um engenheiro ambiental, um técnico em Assuntos Educacionais e um contador. Agora, a Unilab tem um pouco mais de 370 servidores docentes e mais de 350 servidores técnico-administrativos em Educação.

O médico – área psiquiátrica José Cláudio Borges é Unilab duas vezes. Isso porque tomou posse em 2014, como médico-área na Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae), atendendo exclusivamente o público discente, e agora toma posse como médico – área psiquiátrica e, neste segundo cargo, estará lotado no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), vinculado ao Instituto de Ciências da Saúde (ICS).

“Sinto como uma nova conquista, com a possibilidade de garantir, fortalecer e qualificar processos de trabalho voltados ao atendimento da comunidade acadêmica. Um dos desafios [no novo cargo] será estreitar os diálogos com os estabelecimentos de saúde parceiros, bem como ampliar o olhar para os processos de cuidado (…), e fortalecendo o olhar para o paciente como um sujeito em sua inteireza”, declarou Borges.

Nova analista de Tecnologia da Informação (TI), Emanuela Mascarenhas, junto da mãe, Sandra Mascarenhas, durante a posse na Unilab. Foto: Secom/Unilab.

Já a analista de Tecnologia da Informação (TI) Emanuela Mascarenhas tomou posse em seu primeiro cargo público. “Estou muito feliz por esse novo passo na minha vida profissional. É um sentimento de realização por ter conquistado meu primeiro cargo público numa universidade tão importante quanto a Unilab. Espero vivenciar boas experiências e também contribuir com meu conhecimento na área de Tecnologia da Informação para a evolução da Unilab”, disse.

Da esquerda para a direita: magnífico reitor da Unilab, professor doutor Roque Albuquerque; novo servidor Vítor Mesquita, professor lotado no Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável; e superintendente de Gestão de Pessoas, Adriano Semião. Foto: Secom/Unilab.

O professor Vítor Mesquita, lotado no Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds) destaca o sentimento de realização pessoal e coletiva. “Quando você passa num concurso para trabalhar num lugar como a Unilab, isso representa a concretização de um projeto de vida que não é somente individual, é algo que envolve uma comunidade, é um projeto coletivo, na verdade. Isso faz toda diferença para estar mais instigado para o nosso trabalho, cujo centro está no aluno, e contribuir para formar uma sociedade um pouco mais inclusiva, que é uma marca das universidades públicas de forma geral, mas, em especial, sem dúvidas, é uma marca da Unilab”, afirmou.

Os servidores empossados participarão do Curso de Integração, organizado pela Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), por meio da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP).

Boas-vindas

Os novos servidores foram recepcionados pelo magnífico reitor da Unilab, professor doutor Roque Albuquerque, e o superintendente de Gestão de Pessoas, Adriano Semião.

Roque Albuquerque classificou a posse como a realização de um sonho institucional. “É muito importante ter servidores de carreira conosco. Ainda há deficiência, precisaríamos de mais 120 códigos de vaga para dizermos que há condição de funcionamento normal na Unilab, mas sempre ficamos muito felizes com uma posse de novos servidores”, afirmou.

O reitor destacou ainda as habilidades desejadas pela universidade para o seu corpo técnico, como senso de coletividade, pró-atividade, criatividade. “Não conseguimos viver uns sem os outros, acabamos sendo uma família no dia a dia. Não permita que o seu ‘gênio’ atrapalhe de enxergar o tamanho e a grandeza que essa universidade tem”, frisou.

O superintendente de Gestão de Pessoas sublinhou o sentimento de renovação de esperanças trazido pela posse. “Um ingresso em uma carreira é sempre uma festa para a universidade e para a gestão de pessoas. Nenhum processo deixa de trazer a esperança. Renovamos expectativas e elos em prol do desenvolvimento institucional e da integração internacional”, disse.

Concursos

O concurso para provimento das vagas de técnico-administrativos em Educação foi publicizado via Edital nº 28/2022, que contou com 4.035 inscritos concorrendo ao total de 16 vagas. A homologação do concurso se deu por meio do edital nº 50/2022, publicado no Diário Oficial da União.

Os cargos de professor do Magistério Superior tiveram publicidade via editais números 05, 27, 42 e 44, de 2022, cujos resultados foram publicados no Diário Oficial da União.

Palavra-chave