Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

São Francisco do Conde, município sede do campus dos Malês da Unilab, celebra 85 anos de emancipação política

Data de publicação  30/03/2023, 13:58
Postagem Atualizada há 12 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Nesta quinta-feira (30/03), o município de São Francisco do Conde celebra 85 anos de emancipação política. Cidade marcada pela riqueza cultural e histórica, é também local que recebeu o campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), cujas atividades presenciais no território baiano iniciaram-se em maio de 2014. A Unilab parabeniza a cidade, com mensagens da Direção do campus dos Malês e da Reitoria.

São Francisco do Conde tem na sua história a luta marcante por liberdade. Foi assim nas batalhas pela Independência da Bahia e, consequentemente, do Brasil; foi assim depois, na participação de sua gente em importantes insurreições contra o regime escravocrata, a exemplo da Revolta dos Malês, que contou com a aliança de escravizados e libertos do Recôncavo para a sua articulação. A Unilab é mais um marco das lutas abolicionistas contemporâneas neste município, pois visa redimensionar as perspectivas de desenvolvimento de todo o território através da Educação superior interiorizada, pública, democrática e afro centrada.  Não é à toa que nossa comunidade se chama Malês: carregamos, no nome e na história, o compromisso por promover, na Bahia e nos PALOP, novas lutas por emancipação e liberdade!” (Mírian Reis, diretora do campus dos Malês da Unilab)

“Desejamos parabéns à cidade de São Francisco do Conde, cidade das minhas memórias, de ciganos conhecidos. A todos os cidadãos de São Francisco do Conde, a Unilab aproveita a oportunidade para agradecer a parceria com a cidade, aquilo que temos juntos feito pela educação, transformando vidas, trazendo oportunidades para toda a comunidade, deixando fincado aquilo que é o maior vetor de transformação de uma sociedade que é a educação. Felicidades a todos e que esses 85 anos sejam ainda de muitas conquistas.” (Roque Albuquerque, reitor da Unilab)

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO