Nos dias 10 a 12/05 acontecem mesas-redondas pelo projeto Diálogos Latitudes Africanas, no campus dos Malês/Unilab, Uneb e Ucsal

Data de publicação  09/05/2023, 10:16
Postagem Atualizada há 12 meses

Nos dias 10 a 12 de maio acontece um conjunto de atividades acadêmicas, por meio do projeto Diálogos Latitudes Africanas. São mesas-redondas que trazem temas como Democracia, Justiça Social e Ambiental, Gênero, Educação, Interculturalidade, Questões Raciais, além de Pesquisa, Ensino e Extensão. As atividades serão realizadas na Unilab (campus dos Malês) e em outras instituições de ensino superior da Bahia Uneb e Ucsal.

Os eventos são promovidos pelo Grupo de Pesquisa África-Brasil da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), através do projeto de extensão Latitudes Africanas: Núcleo Ancestral de Arte, Cultura e Tecnologia, em parceria com a Editora Kisimbi; Centro de Estudos Africana/Unilab; Cepaia – Centro Estudos dos Povos Afro-Índio-Americanos/Uneb; Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN-Uneb); e Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC/Ucsal).

No dia 10/05, os Diálogos Latitudes Africanas acontecem no Cepaia/Uneb. Na parte da manhã, a partir das 10h, o tema da mesa-redonda é “Democracia, justiça racial, ambiental e de gênero no contexto internacional”, que contará com a presença dos professores, Bas’Ilele Malomalo (GP África-Brasil, CEA/Unilab), Gina Thésée (UQAM, Cadeira Unesco DECMÉT, Canadá) e Paul Carr (UQO, Cadeira Unesco DECMÉT, Canadá).

No período da tarde, a partir de 14h, o evento acontece também no Cepaia/Uneb e a mesa-redonda traz o tema “Troca de experiências em pesquisa, ensino e extensão”. Além dos pesquisadores que integraram a mesa-redonda pela manhã, participam dessa atividade Euclides Santos, diretor do CEPAIA; Dina Maria do Rosário, pró-reitora da Pró-Reitoria das Ações Afirmativas (PROAF-Uneb); e Joabson Lima Figueiredo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras (PPGEAFIN-Uneb).

No dia 11/05, às 15h, no Auditório de Pós-Graduação da Universidade Católica de Salvador (UCSAL), no campus de Pituaçu, os Diálogos Latitudes Africanas serão promovidos conjuntamente com os estudantes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania (PPGPSC/Ucsal). O tema que vai guiar a mesa-redonda é  “Educação, interculturalidade e questões raciais no Canadá e Brasil”. Compõem a mesa de debate os professores Bas’Ilele Malomalo (GP África-Brasil, CEA/Unilab); Gina Thésée (UQAM, Cadeira Unesco DECMÉT, Canadá); Paul Carr (UQO, Cadeira Unesco DECMÉT, Canadá); e Kátia Oliveira de Sá (PPGPSC/Ucsal).

No dia 12/05, às 10h, no campus dos Malês da Unilab, em São Francisco do Conde/BA, os professores Bas’Ilele Malomalo (GP África-Brasil, CEA/Unilab), Gina Thésée (UQAM, Cadeira Unesco DECMÉT, Canadá) e Paul Carr (UQO, Cadeira Unesco DECMÉT, Canadá) reúnem-se com os estudantes, matriculados na disciplina Laboratório de Análise das Relações Internacionais, para tratar do tema “Democracia, justiça racial, ambiental e de gênero no contexto internacional”.

No período da tarde, a partir de 14h, também no campus dos Malês da Unilab, os pesquisadores mencionados, juntamente com a professora Rutte Andrade (CEA/Unilab) e o professor Pedro Acosta Leyva (CEA/Unilab) trocam experiências em torno de suas atividades de pesquisa, ensino e extensão e, ainda, tratam de possibilidades de parcerias entre seus respectivos centros de pesquisa, grupos de pesquisa e suas respectivas universidades/instituições.

CONTEÚDO RELACIONADO