Projeto Jornadas de Estudos África Hoje realiza eventos com discussões sobre estudos do antropólogo Divine Fuh
O projeto de extensão Jornadas de Estudos África Hoje, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), realiza dois eventos, nos quais discutem e dialogam sobre estudos realizados pelo antropólogo social camaronês Divine Fuh.
No dia 31 de maio, às 14h, no campus dos Palmares (Bloco Bloco 2, Andar 1° Andar, Sala 106), acontece discussão do texto “Promessas de chihuahua e a notória economia de animais de estimação falsos em Camarões” de Divine Fuh. O texto será apresentado e discutido por Belchior Camela, aluno do curso de História, e Narciso Gomes, aluno do BHU.
A atividade é parte do projeto de extensão Jornadas de Estudos África Hoje, coordenado pela professora Ana Carolina Costa, que visa debater as obras de intelectuais africanos contemporâneos. A inscrição dessa atividade poderá ser feito neste link. A atividade terá certificado e o texto a ser discutido pode ser encontrado neste link. Esse evento é preparatório para um ciclo de conferências, cujo primeiro convidado é o próprio autor do texto Divine Fuh.
Biografia Divine Fuh
Divine Fuh é antropólogo social camaronês e diretor do renomado HUMA – Instituto de Ciências Humanas da Universidade da Cidade do Cabo. Atualmente Fuh é coordenador do Grupo de Pesquisa “Fixing the City” e estuda os temas juventude, masculinidades, aspirações, precariedade, agência, empreendedorismo, inclusão financeira, cultura popular e sustentabilidade. Atuou como presidente do CODESRIA e na luta pela descolonização das universidades sul-africanas.
Ciclo de conferências
O projeto de extensão Jornadas de Estudos África Hoje também realiza no dia 6 de junho a primeira de um ciclo de conferências sobre intelectuais e temáticas de estudos africanos contemporâneos. E o primeiro convidado é o antropólogo camaronês Divine Fuh. Ele fará videoconferência, às 14h, no Anfiteatro do Campus Liberdade/CE da Unilab.
A atividade acontecerá de modo híbrido (online e presencial), e contará com a presença de Belchior Camela, aluno do curso de História, e Narciso Gomes, estudante de BHU, como debatedores, e Ana Carolina Costa, professora do colegiado de História e do BHU, como mediadora.
Divine Fuh apresentará sua palestra intitulada “Depois da decolonialidade: Imaginando o negro como modo de habitação global”, quando abordará criticamente questões sobre a decolonialidade e a descolonização do conhecimento. Não será necessário inscrição prévia e a atividade é aberta a toda a comunidade unilabiana e externa.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Re-conhecendo os saberes e práticas indígenas e quilombolas na Educação é tema de minicurso online, dia 13/09; inscrições abertas
- Unilab sedia encontro de pró-reitorias de Extensão das universidades públicas do Ceará
- Inscrições abertas até 31/07, para o curso de extensão “O ensino de Filosofia e Reafricanização das mentes”
- De 15/07 a 15/08, estão abertas as inscrições para projeto de extensão Artes Marciais na Unilab
- Inscrições abertas para o debate sobre “Os Itinerários dos processos eleitorais na União Europeia”, que acontece dia 11/07, às 15h, em Palmares II