Crédito orçamentário viabilizará a retomada das obras no Campus dos Malês

Data de publicação  25/05/2023, 16:58
Postagem Atualizada há 10 meses

A Gestão Superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) informa à comunidade acadêmica que foi cadastrado, pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), o Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 12282 no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

O cadastro do TED é a etapa inicial para que a Unilab possa receber o crédito orçamentário que viabilizará a retomada das obras no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde/BA. Após a aprovação do plano de trabalho, o ministro da Educação, Camilo Santana, e o reitor da Unilab, Roque Albuquerque, assinarão o Termo, que conterá as diretrizes orientadoras para execução, financiamento, controle e prestação de contas do projeto.

O Ministério da Educação foi sensibilizado, após anos de intensa negociação, das necessidades de investimento na infraestrutura do Campus dos Malês para que a Unilab possa oferecer ao povo do recôncavo baiano e estudantes internacionais um ensino superior público gratuito e de qualidade.

O reitor da Unilab destaca que, desde o início de sua gestão pro tempore, em 2020, envidou esforços para que o MEC e o governo se sensibilizassem para atender à necessidade de conclusão dos blocos didáticos e administrativos do Campus dos Malês.

“A primeira agenda que tive com o ministro Camilo, assim que ele assumiu, foi a conclusão dos prédios. Estive pessoalmente no gabinete do ministro, juntamente com o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão (PDT), e tratei do Campus dos Malês; tratei diretamente, por parte do Ceará, com o líder do governo, José Guimarães, quando estive pessoalmente com o presidente Lula, fazendo a solicitação. Pela articulação da Bahia, a diretora do Campus, Mirian Reis, via deputados federais Lídice da Mata (PSB/BA), Jorge Solla (PT/BA) e o governador, Jerônimo Rodrigues (PT/BA) fez uma articulação e a Unilab sai ganhando.

Albuquerque agradece ainda os esforços feitos por vários entes do estado da Bahia e ao ministro Camilo Santana, “que me ouviu naquela primeira reunião e já tinha prometido e sinalizado. O desejo é que realmente consigamos virar uma página, esperamos nessa longa caminhada e temos a expectativa de não sermos frustrados com qualquer surpresa”.

Sobre a aplicação do TED, o reitor esclarece que o Campus dos Malês não possui servidores técnico-administrativos suficientes para fazer com que o projeto seja realizado e, por isso, já foram acionadas todas as pró-reitorias a fim de garantir que o TED será aplicado totalmente no Campus dos Malês. “Uma vez que o TED não é direcionado a subunidades, e sim à universidade, e nós temos o compromisso de utilizá-lo no Campus dos Malês. Nós vamos fazer de tudo na questão das licitações do projeto para garantir que seja tudo feito perfeitamente, sem nenhum imprevisto, para haver a entrega em tempo hábil”, informou.

A Reitoria enfatiza que ainda há uma longa jornada até que as obras sejam efetivamente retomadas, tendo em vista o compromisso da gestão em atender às exigências legais que regulam o uso de recursos públicos. De qualquer forma, o primeiro passo da caminhada foi dado, fruto do engajamento e trabalho árduos da Gestão Superior em oferecer à comunidade acadêmica, especialmente a de São Francisco no Conde, condições de acesso ao tão sonhado diploma de ensino superior.