Curso de extensão sobre capoeira ocorrerá de junho a dezembro, on-line

Data de publicação  26/05/2023, 16:41
Postagem Atualizada há 11 meses

O curso de extensão “Capoeira: formação educativa para a cidadania – aproximações teóricas” é ofertado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e ocorrerá on-line, de junho a dezembro deste ano. Inscreva-se neste formulário.

As atividades começam no próximo dia 6 de junho, via Google Meet, com encontros semanais síncronos, sempre às terças-feiras, das 9h30 às 11h30, totalizando uma carga horária de 40 horas.

Durante os encontros, serão lidos e discutidos textos e materiais audiovisuais, sendo ministradas aulas teóricas de História, Filosofia e Sociologia da capoeira, sua relação com a educação e suas contribuições pedagógicas.

Sempre que possível, haverá também a presença de mestres e mestras dessa tradição viva que é a capoeira.

Ao final do curso, os participantes deverão realizar um trabalho sobre os temas discutidos como forma de avaliação.

São disponibilizadas 50 vagas, sendo 10 para a Escola Nacional de Educação Física e Desportos de Guiné-Bissau (ENEFD), 20 para estudantes guineenses e 20 para público em geral.

Para mais informações, envie e-mail a projetocapoeira@unilab.edu.br.

Cooperação internacional

O curso de extensão é uma das ações do projeto “Capoeira: formação educativa para cidadania na Guiné-Bissau”, ação de cooperação internacional entre Unilab e a Escola Nacional de Educação Física e Desportos de Guiné-Bissau – ENEFD e Faculdade Motricidade Humana de Bissau, de Guiné-Bissau. O projeto tem como objetivo geral apoiar a inserção da capoeira na proposta curricular ENEFD. Essa formação prevê apresentar a capoeira como recurso pedagógico para o desenvolvimento integral, educação complementar e promoção da cidadania. Com isso, espera-se que, futuramente, a partir desta formação, professores da ENEFD e estudantes que por ela passarem possam construir uma rede de multiplicação dos saberes em torno dessa arte.

Palavra-chave