Até 13/06, abertas inscrições para curso de extensão sobre vida e obra de Ailton Krenak

Data de publicação  02/06/2023, 11:42
Postagem Atualizada há 11 meses

Até o dia 13/06, estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Pensando o Brasil contemporâneo à luz do pensamento indígena: introdução à vida e obra de Ailton Krenak”. A proposta central é apresentar a trajetória e o pensamento do líder político e filósofo indígena Ailton Krenak, promovendo diálogos e reflexões em torno de suas ideias e atuação política no Movimento Indígena Brasileiro. Os interessados devem inscrever-se por meio de envio de e-mail para coordbhu@unilab.edu.br. O curso é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

O curso irá abordar, ainda, temas como a história e o movimento indígena; direitos territoriais dos Povos Indígenas; cosmovisões da Terra/Natureza, ecologia, extrativismos, território, conflitos socioambientais e mudanças climáticas. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 14h às 18h e  tem carga horária de 40 horas (20 horas de encontros presenciais e 20 horas reservadas para práticas assíncronas). O curso inicia no dia 07/06/2023 e vai até o dia 05/07/2023. Os encontros presenciais acontecem na Unidade dos Palmares/CE da Unilab, sala 207.

Krenak

O curso propõe uma aproximação com o Pensamento Indígena no Brasil a partir da trajetória e obra do líder político, intelectual, escritor e filósofo indígena Ailton Krenak, pertencente à etnia Krenak. Reconhecido nacional e internacionalmente como um dos mais importantes pensadores do mundo contemporâneo, Ailton Krenak foi um dos principais articuladores do Movimento Indígena Brasileiro, protagonista da criação, durante as décadas de 1970 e 1980, da União das Nações Indígenas (UNI), primeira organização indígena a nível nacional no Brasil, criada com o objetivo de lutar pelos direitos indígenas no país, e cuja ação política durante a Assembleia Nacional Constituinte (1987 – 1988) foi fundamental para a conquista dos direitos indígenas na Constituição Cidadã de 1988.

Sua trajetória, ao longo dos últimos quarenta anos de ativismo em defesa dos direitos dos Povos Indígenas e da Natureza, se confunde com a própria história do Movimento Indígena Brasileiro e caminha lado a lado com a produção de uma vasta reflexão intelectual que se expressa em seus diversos livros publicados: Encontros (2015), Ideias para adiar o fim do mundo (2019), O amanhã não está à venda (2020), A Vida Não é Útil (2020) e Futuro Ancestral (2022). A emergência do pensamento de Ailton Krenak no debate político-intelectual-acadêmico no país, após séculos de silenciamento e apagamento das histórias, saberes, cosmologias e pensamentos indígenas, tem contribuído de forma fundamental para a luta e visibilidade dos Povos Indígenas no Brasil e para a descolonização e pluralização do pensamento.

O curso justifica-se, ainda, pelo cenário de emergência climática planetária e pela ofensiva político- econômica promovida contra os Povos Indígenas e seus direitos territoriais nos últimos anos, no cenário de crise democrática vivida no Brasil.

Conteúdo Programático:

1º Encontro (07/06/2023):
Introdução à trajetória de Ailton Krenak: aproximações à história indígena no Brasil.

2º Encontro (14/06/2023):
Ailton Krenak e a articulação do Movimento Indígena Brasileiro: a luta pelos direitos indígenas na Constituição Federal de 1988.

3º Encontro (21/06/2023): Movimento Indígena e o ambientalismo: a Aliança dos Povos da Floresta.
4º Encontro (28/06/2023): Pensando o Brasil contemporâneo à luz do pensamento indígena: a expansão dos extrativismos e a ofensiva político-econômica contra os Povos Indígenas e o Meio Ambiente na cena política brasileira;

5º Encontro (05/07/2023): Cosmovisões da Terra / Pachamama / Natureza: Pandemia de Covid-19, Mudanças Climáticas e as “Ideias para a adiar o fim do mundo”.

Clique aqui para acessar a ementa, a bibliografia e outras informações sobre o curso.

CONTEÚDO RELACIONADO