Lançamento da Rede de Pesquisadoras Negras em Infâncias acontece hoje (dia 14)

Data de publicação  12/06/2023, 14:53
Postagem Atualizada há 11 meses

A Rede de Pesquisadoras Negras em Infâncias, Rede Ibeji, será lançada nessa quarta-feira (14), às 19 horas, no canal no YouTube. Trata-se de um grupo de pesquisadoras das mais diversas áreas de conhecimento que se reuniram para pautar a agenda sobre relações raciais e primeira infância.

A professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Mighian Nunes, é uma das coordenadoras da rede, que reúne docentes de diversas universidades e institutos do Brasil, como Instituto Singularidades (São Paulo, São Paulo), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus Presidente Epitácio, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Paraná, entre outras.

Saiba mais no Instagram.

Ibeji

O nome da rede remete ao Orixá Ibejis, que representa todas as formas de nascimento – o que se inicia, brota, a nascente de um rio, o germinar das plantas etc. É o orixá que vê a vida a partir de um olhar infantil, protege as crianças e a inocência. Para o povo africano, Ibejis é sinônimo de filhos, de continuidade.

Palavra-chave