Unilab assina Pacto Ceará sem Fome

A ação do Governo do Estado do Ceará tem a participação de diversos atores sociais

Data de publicação  17/06/2023, 00:35
Postagem Atualizada há 11 meses

O dia 16 de junho começou com a celebração de um gesto contundente de inúmeras lideranças cearenses e brasileiras: O Governador Elmano de Freitas, a presidente do Comitê intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome Lia de Freitas, o Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará Evandro Leitão, o Ministro de Estado do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias assinaram o Pacto por um Ceará sem fome.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro – Brasileira foi uma das Instituições Públicas representadas que assinaram o Pacto, na pessoa da Magnífica Vice-Reitora Cláudia Ramos Carioca, neste momento marcante da história do País. A Universidade Estadual do Ceará, na pessoa do Magnífico Reitor  Hildebrando Soares, bem como o Vice-Reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú Francisco Carvalho Arruda fizeram o mesmo gesto que a Unilab, numa cerimônia que reuniu ainda Movimentos Sociais, Sindicatos, a sociedade Civil organizada e diversos agentes da classe política.

A reunião de tantos poderes políticos, organizações da sociedade civil, da iniciativa privada, de entidades de classe e de movimentos sociais e culturais, bem como outros segmentos conscientes da situação da fome que afeta parte do povo brasileiro tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas a este objetivo prioritário.

Professora Cláudia Carioca assina Pacto Ceará sem Fome

Segundo a Vice-Reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, “O pacto assinado pela Unilab junto com todas as autoridades presentes é a consolidação do compromisso desta Gestão Superior com o que há de mais prioritário e valioso para a vida”.

No entanto, a erradicação da fome não exige apenas celeridade das ações governamentais. É prioritário também, no que diz respeito a esta temática, elaborar ainda, segundo o Ministro Wellington Dias, uma ação integrada de “transferência de dignidade”, para repetir o feito de 2014, quando foi declarada a erradicação da fome no país.

O Programa Ceará sem Fome

Visando atingir famílias que são afetadas diretamente pela insegurança alimentar, os primeiros passos do Programa objetivam distribuir cartões Ceará sem Fome, para que os beneficiários adquiram alimentos preferencialmente produzidos pela agricultura familiar e também em pequenos comércios locais. Além disso, uma das metas é criar uma Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições na capital e no interior do Estado. Ao todo, contando com as ações do Governo Federal, são aproximadamente 32 programas sociais integrados de salvaguarda alimentar e nutricional.