Encontro Regional de Agricultura Familiar reúne produtores e testemunha inauguração da loja colaborativa da Intesol

Data de publicação  20/06/2023, 11:55
Postagem Atualizada há 10 meses

O II Encontro Regional: Agricultura Familiar, Trabalho, Economia Solidária, Inovação e Desenvolvimento ocorreu no último dia 13, no campus das Auroras, reunindo produtores rurais e artesãos da região do Maciço de Baturité, onde a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) tem sede, no Ceará.

Demarcando a importância do evento, houve ainda a inauguração da Loja Colaborativa de Economia Solidária, gerenciada pela Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Intesol/Unilab), além da realização da 18ª edição da Feira Agroecológica da Intesol.

Reitor e vice-reitora da Unilab, Roque Albuquerque e Cláudia Carioca, descerram a placa da Loja Colaborativa de Economia Solidária. Foto: Gabinete da Reitoria.

A mesa de abertura do evento contou com o reitor da Unilab, Roque Albuquerque; a vice-reitora, Cláudia Carioca; o prefeito de Acarape, Edilberto Barroso; o coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários, Ricardo Ossagô; Eva Amorim, da Secretaria do Trabalho do Estado do Ceará; a vice-diretora do Instituto de Desenvolvimento Rural, Ivanilda de Aguiar; e a coordenadora da Intesol, Clébia Mardônio.

Reitor da Unilab, Roque Albuquerque. Foto: Secom/Unilab.

O reitor da Unilab destacou o espírito de liderança da professora Clébia Mardônio. “Clébia é uma líder nata, criou uma ideia e inspirou pessoas a realizarem junto com ela. Isso que está acontecendo aqui foi porque alguém inspirou o talento, a força, resiliência. Participo do evento muitíssimo inspirado por vocês”, declarou.

Vice-reitora da Unilab, Cláudia Carioca. Foto: Secom/Unilab.

A vice-reitora traçou um breve histórico da incubadora, que nasceu como como projeto de extensão e hoje contribui com a integração, missão da universidade. “Saber científico junto com o saber de vocês [produtores], essa é a integração que a universidade traz no nome”, afirmou.

Clébia Mardônio, coordenadora da Intesol. Foto: Secom/Unilab.

Clébia Mardônio deixou claro o quanto vive, na prática, a economia solidária em que acredita. “Se meu marido estivesse vivo, faríamos cinco anos de casados e falo nisso porque todo o meu casamento foi desenhado pela comunidade, estão aqui as mulheres que o fizeram”, contou.

Dona Júlia, a produtora mais antiga da Rede de Arte, Cultura e Agricultura Familiar (Racaf) e homenageada no evento, entregou cesta de produtos da Economia Solidária ao reitor da Unilab e fez uma saudação aos colegas. “Este é um momento que me deixa muito feliz por poder mostrar a força do artesanato representando todos os outros artesãos e artesãs que hoje estão trabalhando no Encontro”, disse.

Trabalho e Caminho

Eva Amorim. Foto: Secom/Unilab.

Durante a palestra magna “Trabalho e Caminho”, Eva Amorim abordou o conceito de Economia Solidária, ligado a diversas questões sociais, como respeito aos grupos minorizados e cuidado com o meio ambiente. “Economia solidária diz respeito à solidariedade entre os povos, principalmente os da Floresta, que não vivem ‘na’ floresta, mas vivem ‘a’ floresta, como diz o líder indígena e filósofo Ailton Krenak”, sublinhou.

Foto: Secom/Unilab.

Já Clébia Mardônio enfocou os circuitos curtos de comercialização, como é o caso das feiras, por exemplo, em que se encurta a distância entre o produtor e o consumidor, proporcionando vantagens como a redução dos gastos e poluição com transporte.

18ª edição da Feira Agroecológica da Intesol. Foto: Secom/Unilab.

Houve ainda as oficinas “Capacitação em Conceitos Básicos relacionados à Segurança dos Alimentos” e “Comércio justo e circuitos curtos de comercialização”, a homenagem a Dona Júlia e o lançamento do canal Diz aí território.

Palavra-chave