Unilab tem primeiro doutorado – em Enfermagem – aprovado pela Capes

Data de publicação  20/06/2023, 12:26
Postagem Atualizada há 9 meses

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) tem o primeiro curso de doutorado acadêmico aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que será na área de Enfermagem. A aprovação aconteceu no início deste mês de junho e, com isso, o curso ofertará, anualmente, 15 vagas destinadas aos portadores de diploma de Graduação e Mestrado na área da Saúde. A primeira turma está prevista para 2024.

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) apresenta uma única área de concentração: Saúde e Enfermagem no cenário dos países lusófonos. Vinculada à área de concentração, o curso possui duas linhas de pesquisa: 1) Práticas no Cuidado em Saúde no Cenário dos Países Lusófonos; e 2) Tecnologias no Cuidado em Saúde no Cenário dos Países Lusófonos. A ementa abrange a produção do conhecimento relacionado às práticas de saúde e o processo de cuidar de Enfermagem, considerando o contexto epidemiológico, social, sanitário e de saúde presentes nos países lusófonos.

Segundo explica a coordenadora do curso do doutorado em Enfermagem, Lívia Moreira Barros, o PPGENF tem como objetivo “a formação adequada de profissionais de saúde a exercerem atividades de ensino e pesquisa na área da Saúde e Enfermagem, no cenário dos países lusófonos, de forma qualificada”, contextualiza. O enfoque do Programa está voltado à produção de conhecimento sobre práticas de saúde, o cuidado de enfermagem e o desenvolvimento, avaliação e validação de tecnologias para o cuidado em saúde, direcionados a diferentes grupos (indivíduos, famílias e comunidades), considerando o contexto epidemiológico, social, sanitário e de saúde presentes nos países lusófonos. O curso de doutorado em Enfermagem da Unilab contará, no total, com 15 docentes.

Aprovação na Capes

O parecer do Conselho Técnico Científico da Educação Superior da Capes destaca que “a proposta de criação de um Curso de Doutorado Acadêmico em Enfermagem está alinhada ao Planejamento Estratégico do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (2018-2022), consonante com o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unilab (2016-2021), com enfoque no alcance da nota 4 para o Curso de Mestrado Acadêmico em Enfermagem e, assim, viabiliza a autorização junto à Capes para abertura de um Curso de Doutorado”.

O parecer da Capes ressalta, ainda, o número significativo de enfermeiros nos serviços de saúde da região e de professores que atuam em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, que buscam aprimorar seus conhecimentos e desenvolver pesquisas na área da Enfermagem por meio do mestrado acadêmico em Enfermagem da Unilab. O curso de mestrado teve início em 2016, e obteve nota 4 na última Avaliação Quadrienal da Capes. Desde a instalação, o curso da Unilab titulou 60 mestres, o que ressalta o seu impacto regional e no contexto da lusofonia, além de gerar demanda por um curso de doutorado na área, possibilitando a formação continuada desses profissionais.

A Unilab será a terceira Instituição de Ensino Superior no Estado do Ceará a ofertar curso de doutorado em Enfermagem no Estado do Ceará e o primeiro, no Brasil, a ofertar vagas visando fortalecer a integração entre o Brasil e os demais países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, especialmente os países africanos, com intuito de promover o desenvolvimento regional e o intercâmbio cultural, científico e educacional.

Primeiro doutorado na Unilab

A aprovação deste primeiro doutorado na Unilab, segundo aponta a professora Lívia Moreira Barros, é fruto de articulação entre docentes e gestores do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), juntamente com o reitor da Unilab Roque Albuquerque e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) Carlos Henrique Pinheiro.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) Carlos Henrique Pinheiro também destaca que a aprovação do primeiro doutorado na Unilab é resultado de um trabalho dedicado de docentes do ICS, em especial de professores do mestrado em Enfermagem da Unilab, curso que obteve boa avaliação e subiu no conceito da Capes. “Foi essa a prerrogativa para o Programa ter lançado a proposta e a instituição ter apoiado desde o primeiro momento o lançamento da proposta, que culminou com a aprovação recente”, contextualiza.

Ainda segundo o pró-reitor, o primeiro doutorado na Unilab representa um marco para a consolidação institucional pela via da pesquisa e da pós-graduação. “Todo esse processo visa impulsionar a pós-graduação na Unilab, serve de estímulo para outros programas que vêm se consolidando, trabalhando firmemente na perspectiva do seu melhor desenvolvimento, para que possamos ter pós-graduação e também pesquisa cada vez mais fortes”, aponta.

Ainda segundo Pinheiro, “quando temos o desenvolvimento da pós-graduação, a aprovação de novos cursos, um marco tão importante quanto a abertura de um novo doutorado, é porque estamos no caminho correto, de buscar consolidar nossos programas de pós-graduação stricto sensu e, com isso, fomentar a pesquisa, a inovação, a tecnologia e o empreendedorismo com os cursos de pós-graduação da universidade”, avalia.