Forproex divulga Censo da Extensão 2022

Data de publicação  22/06/2023, 17:19

Em 2022, foram executadas 111.143 atividades de extensão. Nestas, 671.237 professores da rede pública foram atendidos. Dados como estes constam do Censo da Extensão 2022, divulgado pelo Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). Os dados foram coletados via formulário e a intenção é que, agora sistematizados, possam subsidiar ações voltadas à orçamentação da extensão no país.

“A falta de dados da extensão tem prejudicado a construção de políticas de orçamentação e de acompanhamento da extensão pelo Ministério da Educação”, aponta a coordenação do fórum.

Dentre as instituições participantes do Censo, 28% são do Nordeste. Os dados versam sobre modalidades de ações executadas pela Extensão, áreas de atuação, força de trabalho, porcentagens de pessoas participantes na Extensão – docentes (42,26%), discentes (23,01%) e técnico-administrativos em Educação (14,37%); se a universidade possui sistema de informações e registro da extensão e se este é público; e dados orçamentários – se há orçamento institucional e se a instituição distribui orçamento para as unidades acadêmicas realizarem extensão.

Leia o Censo da Extensão 2022 aqui.

Palavra-chave