Aprovado Plano de Desenvolvimento Institucional 2023 – 2027

Data de publicação  23/06/2023, 13:21
Postagem Atualizada há 9 meses

No último dia 21, durante a 83ª sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), aprovou-se o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) para o período de 2023 a 2027. O documento, que foi amplamente discutido e elaborado ao longo dos últimos anos, atende aos requisitos e exigências legais do Ministério da Educação (MEC) e demais órgãos de controle.

O PDI representa um marco importante para a universidade, pois delineia as diretrizes e objetivos que nortearão sua atuação nos próximos cinco anos. Assim, a Unilab está pronta para dar continuidade ao seu planejamento estratégico.

A próxima etapa consiste na divulgação da metodologia e do calendário para acompanhamento e avaliação periódica do PDI. Essas medidas visam garantir que as metas estabelecidas sejam acompanhadas e cumpridas ao longo dos próximos anos, promovendo o desenvolvimento contínuo e a excelência acadêmica na universidade.

Com a participação ativa da comunidade acadêmica, a instituição reforça seu compromisso com a construção coletiva e o aprimoramento constante, buscando sempre a excelência em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, além do alcance da sua missão institucional.

Participação da comunidade acadêmica

O processo de elaboração do PDI teve início em julho de 2020 com a criação, por meio de portaria, de um grupo multidisciplinar composto por representantes de todas as categorias da comunidade acadêmica. Esse grupo foi responsável por auxiliar na elaboração e acompanhamento de cada etapa do processo de construção do plano junto à Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), garantindo a participação de diversos setores e a representatividade das diferentes perspectivas dentro da universidade.

Com o intuito de capacitar os membros do grupo multidisciplinar e garantir uma elaboração sólida, a Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), vinculada à Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP), ofereceu curso de capacitação on-line em planejamento e desenvolvimento institucional, proporcionando um embasamento teórico e prático para a construção do PDI.

No decorrer do processo, a Unilab promoveu uma série de ações para envolver a comunidade acadêmica e colher contribuições. Em setembro de 2020, por meio de um formulário eletrônico, a Proplan procurou conhecer a percepção da comunidade sobre os conceitos de identidade institucional. Em seguida, em novembro de 2020, também por meio de formulário, foi realizado levantamento de informações para a análise ambiental da Unilab.

Em fevereiro deste ano, a universidade deu mais um passo importante ao lançar uma consulta pública à comunidade acadêmica sobre o PDI para o período de 2023 a 2027. A consulta visava garantir a participação de todos os envolvidos na construção do plano, possibilitando o compartilhamento de ideias e sugestões para aprimorar o documento. Após um processo de ampla divulgação e participação, a consulta pública foi finalizada em maio de 2023.

Palavra-chave