Artemisa Monteiro, da Unilab, participa do III Congresso Internacional da Educação Superior na Unila

Data de publicação  03/09/2023, 20:59
Postagem Atualizada há 8 meses

A professora Artemisa Monteiro, pró-reitora das Relações Institucionais e Internacionais (Prointer) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), foi destaque na recente edição do III Congresso Internacional da Educação Superior, organizado pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O evento, que contou com a presença de líderes acadêmicos e autoridades, explorou os “Desafios da Internacionalização em Contextos Fronteiriços e em Universidades Internacionais”.

A pró-reitora da Prointer desempenhou um papel de destaque na mesa redonda intitulada “Desafios da Internacionalização em Contextos Fronteiriços e em Universidades Internacionais”. Na discussão, ela compartilhou sua vasta experiência e perspectivas sobre o processo de internacionalização no contexto das universidades internacionais, com foco especial nas universidades fronteiriças.

Durante sua participação no evento, Monteiro esteve envolvida em agendas de trabalho cruciais. Ela se reuniu com a reitora e pró-reitora da Prointer/Unila, quando foram discutidas estratégias para fortalecer as relações bilaterais entre as duas jovens universidades. Esses esforços de colaboração têm o potencial de promover uma troca valiosa de conhecimento e experiência acadêmica entre as instituições.

Ambas as universidades têm desempenhado um papel crucial na promoção do caráter internacional na formação de quadros qualificados, não apenas no Brasil, mas também em países do Sul Global, com ênfase especial nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs) e na América Latina. Essas instituições, que compartilham uma visão comum de cooperação internacional, desempenham papéis significativos no desenvolvimento econômico, social e cultural do Sul Global. Seu compromisso com a educação de alta qualidade e a pesquisa inovadora tem contribuído para a formação de uma nova geração de líderes e profissionais capazes de enfrentar os desafios globais.

Além disso, durante o evento, Artemisa Monteiro, juntamente com Francisco de Souza, da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores, e Vinicius Scofield, assessor de Relações Internacionais do Ministério da Educação (MEC), participou de uma enriquecedora conversa com os estudantes de Relações Internacionais da Unila. A interação proporcionou debate sobre as perspectivas e oportunidades na área das relações internacionais.

A participação de Artemisa Monteiro no III Congresso Internacional da Educação Superior na Unila foi mais um exemplo do compromisso da Unilab em promover a cooperação internacional e fortalecer as relações entre instituições acadêmicas em todo o mundo, desenvolvendo um trabalho essencial para a construção de um futuro mais interconectado e colaborativo no campo da educação superior.