“Arte à Margem” é tema da terceira temporada do Pluriverso Podcast

Data de publicação  10/10/2023, 14:25
Postagem Atualizada há 7 meses

A mais nova temporada do Pluriverso Podcast, denominada “Arte à Margem”, visa destacar linguagens artísticas marginalizadas, aprimoradas por pesquisa interdisciplinar e pela jornada dos artistas. O objetivo é criar um espaço para compartilhar histórias de talentos que resistem, promovendo a transformação social e a reflexão crítica por meio da arte marginal. Sua influência tem o potencial de resgatar narrativas silenciadas e construir um panorama cultural mais inclusivo e com espaço para as histórias emergiram.

No episódio de apresentação, contamos com a cooperação de duas integrantes: Bruna Costa, mestra em Sociologia (Uece); e Thame Ferreira, EcoArteEducadora, tendo sua formação tanto na área das artes, quanto da natureza. O episódio de apresentação da nova temporada pode ser acessado neste link.

O primeiro episódio também já está disponível, abordando a história do Grafite, com entrevistas exclusivas aos talentosos multiartistas Nycolas Di, produtor, articulador e curador de expressões periféricas e decoloniais; e Paula 4luap, que por meio de sua arte proporciona uma poderosa representatividade para o povo preto se manifestar. As nossas hosts Renara Régia e Thame Ferreira lançam questões provocativas que vão te fazer refletir. O episódio está disponível neste link.

Podcast surgiu em disciplina na Unilab e foi indicado a prêmio no Intercom

O Pluriverso Podcast, inicialmente concebido como uma atividade acadêmica na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), ganha novos contornos e relevância na sua terceira temporada, intitulada “Arte à Margem”. O projeto, que teve origem como parte do currículo da disciplina de Ensino, Fontes e Métodos, ministrada por Larissa Gabarra, do curso de História, é desenvolvido pela egressa Renara Régia e evoluiu ao longo do tempo, tornando-se uma plataforma dinâmica e inovadora de arte, cultura e educação.

A primeira temporada, “Arte e Cultura na Lusofonia”, foi fruto da parceria com a Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), enquanto a segunda temporada, “Histórias e Entrevistas a Mestras da Cultura Popular”, vinculou-se ao Programa Áfricas do Joá, coordenado por Larissa Gabarra. A notoriedade do projeto foi reconhecida com a indicação ao prêmio Luiz Beltrão de Comunicação Interdisciplinar da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), na categoria “inovação”.

Acompanhe as novidades do Pluriverso pelo Instagram.

Palavra-chave