Debate sobre Israel e Palestina acontece dia 16/10, às 14h, no campus das Auroras (CE)

Data de publicação  10/10/2023, 09:43
Postagem Atualizada há 7 meses

No dia 16 de outubro, às 14h, acontece debate intitulado A Marcha da Insensatez – As Origens do Conflito entre Israel e Palestina, no auditório E109, no campus das Auroras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). O evento é uma aula aberta para as comunidades interna e externa da universidade. No total estão sendo ofertadas 60 vagas e o contato para realizar a inscrição é andrealvesdelima@unilab.edu.br. O evento é promovido pelo projeto de extensão da Unilab  Conjuntura Internacional, Sistemas de Poder Global e as Perspectivas de Inserção da CPLP no Mundo Multipolar, coordenado pelo professor Sebastião André Alves de Lima, do Curso de Sociologia, em conjunto com a disciplina Sociedades, Diferenças e Direitos Humanos nos Espaços Lusófonos.

A aula aberta tem como objetivo debater sobre as origens do conflito entre Israel e Palestina. Segundo explica o professor Sebastião Lima, “uma das rivalidades entre povos mais duradouras e irresolvíveis  do mundo que emergiu após a Segunda Guerra Mundial, palestinos e israelenses não conseguem encontrar um limite para o ódio mútuo. As resoluções da ONU de 1947 para a criação de dois estados na Palestina não se concretizou em sua plenitude, haja vista que apenas os  judeus efetivaram a criação de seu estado e os palestinos, além de não conseguirem criar seu estado, foram expulsos de suas terras ancestrais continuadamente. Reduzidos em espaços territoriais limitados de sobrevivência, os palestinos sobrevivem entre a barbárie e a esperança de encontrar a Paz”, aponta o docente. Neste contexto, o evento irá explicar os motivos que deram origem à divisão secular entre árabes e israelenses e a guerra na Faixa de Gaza.

CONTEÚDO RELACIONADO