Até 22/10, abertas inscrições para curso online Fontes e acervos documentais portugueses para a História da Lusofonia

Data de publicação  16/10/2023, 08:53
Postagem Atualizada há 6 meses

Até o dia 22 de outubro,  o curso de extensão online “Fontes e acervos documentais portugueses para a História da Lusofonia” está com inscrições abertas, que podem ser feitas por meio de preenchimento e envio de formulário eletrônico, que encontra-se neste link.

As aulas acontecem às terças-feiras, de 24 de outubro a 5 de dezembro, das 14h30 às 17h30, e serão ministradas pelo docente Nuno de Pinho Falcão, do Instituto de Humanidades e Letras do campus dos Malês (IHLM) da a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).  O curso confere certificação de 30 horas.

No total, estão sendo ofertadas 30 vagas, sendo 15 para a comunidade da Unilab e 15 para a comunidade externa, com possibilidade de remanejamento. O curso é pensado principalmente para estudantes de graduação e pós-graduação, jovens pesquisadores e docentes do ensino fundamental e médio que se interessem pelo tema.

Curso

O curso Fontes e acervos documentais portugueses para a História da Lusofonia propõe uma  abordagem inicial aos fundos documentais dos arquivos históricos portugueses com interesse para a pesquisa em História da Lusofonia.

“Trata-se de um curso aberto às/aos discentes e pesquisadores que pretendam ter um maior conhecimento sobre o tema e sobre as potencialidades de fontes existentes nesses arquivos, e de como podem ser, quando trabalhadas sobre uma rigorosa crítica de fontes em perspectiva decolonial, fontes inestimáveis para a construção de novos estudos científicos sobre os diversos territórios da Lusofonia, da África, da América e da Ásia”, explica o professor Nuno de Pinho Falcão.

CONTEÚDO RELACIONADO