Docente do IEDS/Unilab participa do lançamento do Programa Cientista Chefe (Erosão Costeira) da Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (SEINFRA)

Data de publicação  24/10/2023, 12:32
Postagem Atualizada há 6 meses

Na busca pelo aperfeiçoamento e ampliação do leque de parcerias dentre os temas discutidos e trabalhados no âmbito da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (Ieds), representado pelo docente George Mamede – doutor em Hidrologia e mestre em Engenharia Civil, participou do lançamento do Programa Cientista Chefe (Erosão Costeira), na Secretaria de Infraestrutura do Estado do Ceará (SEINFRA), no último dia 20/10.

O Programa Cientista Chefe busca unir o meio acadêmico e a gestão pública com participação de pesquisadores em projetos que buscam identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação e que podem ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população, a partir de demandas das secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Estado do Ceará. Além de realizar o planejamento estratégico costeiro, gestão e adaptação perante as mudanças climáticas, como ação fundamental para mitigar perdas futuras e garantir que o desenvolvimento costeiro e as comunidades sejam sustentáveis a longo prazo, sendo o estudo da erosão costeira o marco fundamental para a elaboração de soluções inovadoras.

Pesquisadores das Instituições: UFC, Unilab, IFCE, UECE

Participaram do evento o Secretário de Infraestrutura, Antônio Nei de Sousa, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da presença dos pesquisadores da equipe multidisciplinar do Programa Cientista Chefe – Erosão Costeira: Luís Parente Maia (UFC), George Leite Mamede (Unilab), Pedro Henrique Augusto Medeiros (IFCE), Fábio Perdigão Vasconcelos (Uece), Adely Pereira Silveira (Uece), Cláudio Ângelo da Silva Neto (UFC) e Luca Campos Borges Amorim Sobreira (UFC).

Participação da Unilab

Dada a relevância do projeto para o Governo do Estado e considerando a participação de docente da nossa universidade, o docente George Leite Mamede – doutor em Hidrologia, mestre em Engenharia Civil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Hidrologia e Sedimentologia. Atua principalmente nos seguintes temas: planejamento e gestão de recursos hídricos, hidrologia, hidráulica, sedimentologia, reservatórios superficiais do semi-árido e modelagem matemática – representou o IEDS/Unilab na composição da equipe que coordena o subprojeto de impacto de reservatórios superficiais na dinâmica da linha de costa em zonas estuarinas do Programa Cientista Chefe de Erosão Costeira.

Segundo a direção do IEDS, o envolvimento da Unilab no Programa Cientista Chefe traz visibilidade ao instituto como unidade de pesquisa com potencial para atuar na construção de soluções para problemas tecnológicos do Estado do Ceará. Esta parceria com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) permite uma maior aproximação entre o Governo do Estado do Ceará e a academia, com possibilidades de desenvolvimento de pesquisa aplicada com impactos diretos para a sociedade.

Ganhos para a academia
A participação do IEDS em projeto desta natureza, no contexto do Programa Cientista, vai permitir ao instituto um envolvimento direto com a agenda do Governo do Estado do Ceará na implantação de políticas públicas com foco na no desenvolvimento de ciência, tecnologia e inovação na gestão pública via articulação entre governo e academia. A parceria do IEDS/Unilab com a Seinfra deve envolver estudantes de diferentes níveis que devem desenvolver trabalhos de iniciação científica e conclusão de curso (graduação) e dissertação de mestrado (pós-graduação) na temática do Programa Cientista Chefe. Estas pesquisas terão potencial para apontar soluções tecnológicas que poderão ser financiadas e executadas pelo Governo do Estado do Ceará, com destaque para os estudantes e demais pesquisadores envolvidos.

“Considero estratégica a participação de pesquisadores e discentes desta unidade acadêmica no Programa Cientista Chefe – Erosão Costeira. Esta pode ser uma excelente oportunidade para que a academia tenha uma atuação com viés mais prático, transpondo a pesquisa habitual de cunho mais voltado para o conhecimento científico e estudo teórico e investigativo. Desta forma, a academia passa a atuar em parceria com o Governo do Estado para nortear na adoção de medidas que promovam a mitigação ou atenuação de problemas que impactam diretamente a sociedade”, destacou a docente e diretora do IEDS/Unilab, Mª Cristiane M. de Souza.

Ganhos para Unilab
No Programa Cientista Chefe – Erosão Costeira buscamos atuar diretamente na construção de soluções tecnológicas para resolver o problema de populações costeiras, que são altamente vulneráveis aos impactos da elevação do nível do mar, eventos climáticos extremos, erosão costeira, instabilidade das falésias e inundações. Essas mudanças continuarão a aumentar e estão levando a um aumento significativo na frequência de perigos e riscos para residentes costeiros, residências e comércio, infraestrutura e prosperidade econômica nas zonas costeiras de maneira mais ampla. Tais impactos aumentam a urgência de desenvolver medidas de resposta apropriadas, tomando fortes ações de mitigação e implementando medidas inovadoras de adaptação. Neste contexto, O IEDS/Unilab será protagonista na construção e implantação das soluções tecnológicas pelo Governo do Estado do Ceará.