Rota das Culturas vai ao IV Seminário Sesc Etnicidades. Inscreva-se!

Data de publicação  06/11/2023, 18:05

Entre os dias 8 e 10 de novembro, o Projeto “Rotas das Culturas”, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em parceria com o Sesc-CE, proporcionará aos estudantes uma imersão cultural no IV Seminário Sesc Etnicidades, em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Biblioteca Estadual do Ceará e Estação das Artes. O evento, que pela primeira vez é sediado na capital cearense, abordará o tema “Os imaginários brasileiros passam por nós: povoar e construir com pessoas indígenas e negras”.

Para assegurar a participação dos estudantes no seminário, o Sesc-CE fornecerá transporte gratuito. As saídas estão agendadas a partir do Campus da Liberdade, em Redenção/CE, nos seguintes horários: no dia 8 de novembro, às 17h, com retorno previsto para as 21h; no dia 9 de novembro, às 12h30, com o retorno às 20h; e no dia 10 de novembro às 12h30, também com retorno às 20h. O número de lugares é restrito, contando com 45 vagas disponíveis para os interessados. Para confirmar a presença no evento e assegurar o transporte, os estudantes devem preencher este formulário.

Sobre o evento

O IV Seminário Sesc Etnicidades, uma iniciativa do Sesc Ceará, oferece uma programação diversificada que inclui aulas-debate, vivências, apresentações culturais e shows, todos com entrada franca. As atividades serão realizadas no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, enquanto o show de encerramento acontecerá na Estação das Artes. As inscrições para o público em geral podem ser feitas diretamente no site do Sesc Ceará.

O seminário é parte do Identidades Brasilis, um projeto do Sesc que visa valorizar e promover as culturas indígena e negra através de eventos culturais e educativos em todo o país. “O evento é uma plataforma para discutir a contribuição das populações negras e indígenas no Brasil, utilizando história, memória e patrimônio imaterial como ferramentas para refletir sobre a diversidade social contemporânea”, destaca Janaína Cunha, diretora de Programas Sociais do Sesc.

A abertura contará com a participação da mestra cirandeira Lia de Itamaracá, de Pernambuco, e da Cacique Pequena do povo Jenipapo Kanindé, do Ceará. Os debates e conversas giram em torno de temas como patrimônio imaterial, saberes ancestrais e diversidade cultural, com a presença de pensadores e artistas renomados.

O seminário também promoverá interações com o Maracatu Vozes da África e o povo Jenipapo Kanindé, além de apresentações culturais que incluem cortejos de maracatus e outros ritmos afrodescendentes. Lia de Itamaracá e a cantora Daúde realizarão o show de encerramento, com ingressos disponíveis gratuitamente pelo Sympla a partir de 7 de novembro.

O evento é uma realização do Sesc, em parceria com instituições culturais do Ceará, e integra o projeto Identidades Brasilis, que ocorre em diversos estados brasileiros.

Palavra-chave