Nos dias 9 e 10/11, abertas inscrições da seleção de professor/a para bolsas de preceptor/a do Programa Residência Pedagógica

Data de publicação  09/11/2023, 10:49
Postagem Atualizada há 6 meses

Conforme edital Prograd 40/2023, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), nos dias 9 e 10 de novembro de 2023, estão abertas as inscrições da seleção de professor/a para bolsas de preceptor/a do Programa Residência Pedagógica. O objeto do edital é a seleção de professor/a no âmbito da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo do Vale (Acarape – Ceará), para atuar como preceptor/a no subprojeto vinculado ao curso de licenciatura em História ofertados pela Unilab, no Ceará.

Será disponibilizada uma vaga destinada ao/à preceptor/a que atuará no subprojeto História a ser desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo do Vale (Acarape – Ceará), que se encontra devidamente habilitada junto à Capes. As bolsas serão concedidas pelo MEC/Capes e terão duração máxima de 18 (dezoito) meses e limitada à vigência do Projeto. O valor mensal, individual, será de R$ 1.100,00 (mil e cem reais), conforme estabelecido pela Capes.

Critérios para inscrição
Para pleitear a bolsa, o/a candidato/a deverá atender às seguintes condições:
I – possuir diploma de licenciatura em área do conhecimento correspondente à área do subprojeto;
II – possuir experiência mínima de 2 (dois) anos no magistério da educação básica;
III – ser professor em efetivo exercício na escola-campo que abrigará o subprojeto, atuando em sala de aula na área ou na etapa correspondente ao curso que compõe o subprojeto;
IV – possuir disponibilidade de tempo para se dedicar às atividades relacionadas à sua função no PRP;
V – não ser bolsista de outros programas da CAPES, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, ou do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq, salvo nos casos previstos em normas específicas e mediante autorização expressa da CAPES.

As inscrições ocorrerão no período de 09 a 10 de novembro de 2023, exclusivamente pelo formulário eletrônico correspondente ao subprojeto, a partir do seguinte link: https://forms.gle/YB1pyPGDVSTxVYsx7 A inscrição será efetivada integralmente no formulário eletrônico, no qual o/a candidato/a deverá, ainda, anexar cópias digitalizadas de todos os documentos comprobatórios dos pré-requisitos descritos no item 8.2 do edital Prograd 40/2023.

Objetivos do Programa

São objetivos do Programa Residência Pedagógica:
I – fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura;
II – contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos;
III – estabelecer corresponsabilidade entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores;
IV – valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura
atuação profissional; e
V – induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Todas as informações sobre essa seleção encontra-se no edital Prograd 40/2023.

CONTEÚDO RELACIONADO