Até 16/11, abertas as inscrições para o curso de extensão sobre Cinemas do Atlântico Sul – introdução ao documentário e filme etnográficos entre Brasil e África

Data de publicação  14/11/2023, 11:29
Postagem Atualizada há 5 meses
Até o dia 16 de novembro, estão abertas as inscrições par ao curso de extensão Cinemas do Atlântico Sul – introdução ao documentário e filme etnográfico; produção e diálogos audiovisuais entre Brasil e África (Palop), que acontece entre dias 16 de novembro a 12 de dezembro, na Unidade de Palmares/CE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). As aulas serão às quintas-feiras, das 14 às 18h.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail coordbhu@unilab.edu.br. As aulas são abertas às comunidades acadêmica da Unilab e externa, interessadas em cinema documentário e filme etnográfico. No total, o curso possui carga horária de 20 horas e os participantes terão direito a certificação.
O curso está sendo organizado pela docente da Unilab Daniele Ellery, que coordena o grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisa em Imagem, Som e Texto (Sensoria) e o projeto Cinemas do Atlântico Sul.

Ementa
Por meio da visualização de filmes e leituras de textos, no curso serão discutidas questões relacionadas à produção de conhecimento e ao uso das imagens e sons na pesquisa antropológica e em Ciências Humanas, com reflexões sobre questões práticas da experiência no campo de pesquisa e teórico-metodológicas.
No curso também será abordado o nascimento do filme etnográfico, que se confunde com a própria história do cinema, passando pelas principais transformações que ocorreram nesse campo, desde os trabalhos clássicos, seguido dos modernos, até os contemporâneos. Focará, ainda, em quatro questões importantes para o documentário e filme etnográfico: verdade e representação; intersubjetividade e reflexividade; questões éticas; e restituição, buscando ainda abordar as experiências propostas pelos seminários do projeto Cinemas do Atlântico Sul.
O curso traz como convidados/as a professora Denise da Costa (IH/Unilab) e o pesquisador e professor Levy Freitas (Doutorando do curso de Artes-UERJ), que falarão de suas pesquisas e realizações em audiovisual no diálogo entre Brasil e África (Palop).
Curso Cinemas do Atlântico Sul – introdução ao documentário e filme etnográfico; produção e diálogos audiovisuais entre Brasil e África (Palop)
Carga horária: 20h
Docente: Daniele Ellery Mourão