Projeto Uniculturas realizou a 1° Edição do Top Model Unilab 2023 no dia 14/11

Data de publicação  17/11/2023, 12:10
Postagem Atualizada há 5 meses

No último dia 14 de novembro, no pátio do Campus da Liberdade/CE da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), o projeto de extensão Uniculturas: Unidos pela Integração realizou, em parceria com o seu eixo de moda e desfile Unifashion, a gala final da 1° Edição do Top Model Unilab – Integração, diversidade e inclusão. O Uniculturas é coordenado pela docente do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA Rosalina Tavares.

Marinho Nhari, Rosalina Tavares e Aicha Seide (à direita)

O vencedor do Top Model na categoria masculino foi  Marinho Nhanri e o título da categoria feminina ficou com Aicha Seide.

Aicha Seide

O evento teve como principal objetivo integrar  estudantes da Unilab ao universo da moda, descobrir jovens talentos oferecendo-lhes caminhos de conhecimentos nesta área. Além disso, o evento visou incentivar a desconstrução daquilo que se tem como padrão de beleza. A iniciativa buscou também destacar a valorização das culturas de candidatos a Top Model.

Irineia F. Tavares Mendonça com trajes típicos do seu país de origem, Guiné-Bissau

O evento foi organizado em duas datas. A gala de apresentação dos candidatos (não eliminatória) aconteceu em setembro e, dia 14 de novembro, foi realizada a gala final, dividida em três apresentações. Na primeira apresentação, candidatos desfilaram com a camisa do evento. Na segunda etapa, desfilaram com os trajes típicos de cada país de origem e, por fim, na terceira etapa, desfilaram com vestuário de gala.

Terceira etapa do evento

O evento contou com a presença de convidados e grupos especiais como Grupo Coral Afro-Brasileiro, André GF, Two Cent, Ageu, Tabonga Moz, Grupo de Dança Toques da Banda, Grupo de Dança Têtêmbu Santomé Cu Plinxipi, Grupo de dança Estrelas do Kukula, Walter Kassoma, Belchior, Sidjey Vilhete, Grupo Firkidja di Nô Kampada, Macaringue e Dj Miloca.

Coral Afro-Brasileiro

Para o representante da organização do evento e representante do grupo de moda e desfile Unifashion, o estudante Aguinaldo Blute, o concurso Top Model Unilab 2023 “buscou quebrar os padrões de beleza impostos por grandes concursos de moda. Além disso, como o objetivo do Uniculturas é valorizar as culturas dos países parceiros, o concurso buscou trazer essa diversidade, através de um desfile tradicional com trajes e peças específicas do país de origem dos candidatos”, disse.

Para a coordenadora do projeto Uniculturas Rosalina Tavares, “o evento busca integrar e resgatar a integração na Unilab, haja vista que, desde 2017 que o projeto Uniculturas realiza atividades e ações pautadas na valorização das culturas e da integração, sendo, neste aspecto, o maior projeto cultural da Universidade”, aponta.

A vice-reitora da Unilab Cláudia Carioca e a pró-reitora de Extensão, Arte e Cultura (Proex) Kaline Jamison marcaram presença no evento, que contou, ainda, com a participação da comunidade da Unilab formada por estudantes, professores e técnico-administrativos em educação, além da comunidade externa.

Projeto Uniculturas

O projeto de extensão Uniculturas: Unidos pela Integração, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), coordenado pela professora Rosalina Tavares, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, foi criado por discentes de todas as nacionalidades presentes na Unilab, em 2017, como resultado do esforço de reconhecer, valorizar e divulgar a diversidade cultural existente na universidade, a partir de múltiplas expressões artísticas e culturais mobilizadas por sujeitos a partir de seu contexto de origem.

O valor fundamental que anima suas ações é o da integração. O Uniculturas é composto por “grupos temáticos” de danças africanas, ameríndias e afro-brasileiras, de teatro, moda, poesia, de música e de línguas, que se expressam por meio de oficinas, cursos, apresentações e intervenções localizadas em variados espaços, dentro da Unilab e também nas comunidades do entorno, nas escolas que têm parceria com o projeto, em municípios do Maciço Baturité/CE e em Fortaleza.

Grupo de Moda e Desfile Unifashion

Unifashion é um grupo de Moda e Desfile vinculado ao projeto Uniculturas. O grupo tem por objetivo representar  os países da África lusófona, parceiros da Unilab, por meio dos trajes e peças africanas, típicas desses países. O grupo foi criado em 2017, no mesmo ano de fundação do Projeto Uniculturas. Atualmente, boa parte dos primeiros integrantes seguiram a carreira profissional como modelos.

Para obter mais informações, enviar e-mail para grupouniculturas@gmail.com ou acompanhar as páginas do Uniculturas no Instagram e Facebook.

CONTEÚDO RELACIONADO