VII Festival das Culturas da Unilab celebra a diversidade e promove inclusão

Data de publicação  21/11/2023, 16:11
Postagem Atualizada há 5 meses

A sétima edição do Festival das Culturas da Unilab está prestes a começar e, desta vez, promete ser ainda mais especial. Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura (Proex), o evento acontecerá de 21 a 25 de novembro, trazendo o tema “Arte e Cultura na Diversidade: Democracia, Inclusão e Reconstrução”.

Confira a programação completa. Devido a questões operacionais, o último dia de programação foi cancelado.

Nesta terça-feira (21), ocorre a abertura do evento, às 18h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade. Em seguida, teremos a honra de receber o influente artista brasileiro CA CAU, conhecido por sua atuação destacada na ONG Tapera das Artes, onde exerceu a Direção Artística por uma década. O trabalho de CA CAU impulsionou projetos que uniam pesquisa, cultura popular e artes, fortalecendo a educação e a cidadania de jovens por meio do contato com a arte. Sua gestão na organização foi reconhecida com premiações, incluindo o Prêmio Criança Esperança e menções honrosas do Prêmio Itaú UNICEF. Além disso, CA CAU assumiu a Secretaria de Cultura de Aquiraz, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural local.

Uma das mudanças deste ano foi a introdução de uma curadoria composta por professores para selecionar as atrações do festival, o que demonstra o comprometimento da organização em garantir uma programação diversificada e de alta qualidade. A inclusão da curadoria também enriquece o processo de seleção, proporcionando uma visão especializada e criteriosa na escolha das apresentações.

Outro destaque desta edição é o retorno do “Festivalzinho das Culturas,” em parceria com a Casa Encantada. A iniciativa visa envolver as crianças na celebração da diversidade cultural, promovendo a educação e o respeito desde cedo. É uma oportunidade valiosa para estimular o interesse dos pequenos pelas diferentes culturas ao redor do mundo.

Além disso, o festival ampliou suas fronteiras geográficas. Ocorrerá em São Francisco do Conde, na Bahia, e também nas cidades de Redenção e Acarape, no Ceará, onde terá três palcos – no Anfiteatro do Campus da Liberdade, no centro de Redenção; na Estação Ferroviária Canafístula, distrito de Antônio Diogo, ainda em Redenção, e na praça central de Acarape. O objetivo é ampliar o público, possibilitando que mais pessoas experienciem as diferentes manifestações culturais.

O evento também se destaca pelo apoio que oferece aos artistas participantes. Com mais de 500 inscrições e um investimento de 60 mil reais em bolsas, o festival proporciona um espaço importante para que os talentos locais e regionais possam exibir suas habilidades e expressar suas vozes criativas.

Para tornar o Festival das Culturas uma realidade, a organização conta com o apoio fundamental de parceiros como o SESC Fecomércio, que contribui com diversas atrações, e o SuperMercado Redenção, que auxilia no credenciamento dos artistas e em outras áreas. Essas parcerias demonstram o engajamento da comunidade em apoiar e promover a diversidade cultural e artística.

O VII Festival das Culturas da Unilab promete ser uma celebração enriquecedora da diversidade, democracia, inclusão e reconstrução. Com uma programação diversificada, apoio a artistas locais e o envolvimento das crianças no “Festivalzinho das Culturas”, o evento se destaca como um espaço onde diferentes culturas se encontram, entrelaçam-se e se fortalecem, reforçando a importância da arte e da cultura na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática. Não perca a oportunidade de fazer parte dessa celebração única!

CONTEÚDO RELACIONADO