MIH promove debates sobre formação docente e educação antirracista dias 29 e 30/11, nos campi da Unilab no CE

Data de publicação  22/11/2023, 11:36
Postagem Atualizada há 4 meses

O Mestrado Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) promove no dias 29 e 30 de novembro debates sobre a formação docente, a partir da perspectiva de intelectuais negros, e os desafios para a construção de uma educação antirracista, tendo o professor Billy Malachias como palestrante. O evento é voltado para  professores e estudantes das Licenciaturas, professores da Educação Básica e o público interessado nas temáticas.

No dia 29 de novembro, a palestra intitulada O pensamento intelectual e insurgente de Milton Santos e a formação docente no Ceará: possibilidades de ensino e pesquisa, acontece no auditório do campus da Liberdade da Unilab, em Redenção/CE, às 19h.

Já no dia 30 de novembro, a roda de conversa intitulada A Formação de professores e a atualidade das Diretrizes Curriculares para o Ensino de História, Cultura Africana e Afro-Brasileira, será no auditório do campus das Auroras da Unilab (Redenção/CE), a partir das 14h.

Esses eventos são realizados pelo projeto Formação de professores para o desenvolvimento social no Ceará –  uma iniciativa interinstitucional articulada pela FUNCAP, composto por oito Programas de Pós-Graduação de universidades cearenses (Unilab, UFC, UECE, UVA, URCA , IFCE e Unifor) e aprovado em edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG/CAPES).

Segundo o docente da Unilab e coordenador do MIH, Edson Holanda, o Mestrado Interdisciplinar em Humanidades realiza esses eventos no contexto de que “para promover o desenvolvimento social no âmbito da educação, é necessária a existência de políticas públicas de inclusão e combate ao racismo”, afirma o professor, que é um dos membro do projeto Formação de professores para o desenvolvimento social no Ceará.

Sobre o evento:

• Palestra:  O pensamento intelectual e insurgente de Milton Santos e a formação docente no Ceará: possibilidades de ensino e pesquisa.

29/11/2023 (quarta-feira)  19h às 22h

Auditório Campus da Liberdade (Unilab, Redenção/CE)

• Roda de Conversa: A Formação de professores e a atualidade das Diretrizes Curriculares para o Ensino de História, Cultura Africana e Afro-Brasileira

30/11/2023 (quinta-feira)  14h às 18h

Auditório Campus das Auroras (Unilab, Redenção/CE)

Sobre o palestrante: Antonio Carlos “Billy” Malachias é doutorando em Geografia Humana (USP),  mestre em Geografia Humana  (USP) e graduado em Geografia USP). É pesquisador do do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro – NEINB/USP; conselheiro consultivo da Cátedra de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP). Foi consultor do MEC/SECAD na elaboração do Plano de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Desde 2009, assessora Secretarias Estaduais e Municipais de Educação nas áreas de Formação Continuada, Orientações Curriculares e Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais.

CONTEÚDO RELACIONADO