Livro Português de Angola: Fonologia, Sintaxe e Lexicografia terá lançamento online dia 12/12, às 12h30

Data de publicação  11/12/2023, 09:26
Postagem Atualizada há 4 meses

No dia 12 de dezembro, acontece lançamento em Angola, às 12h30 (horário do Brasil), do e-book Português de Angola: Fonologia, Sintaxe e Lexicografia (Home Editora), organizado pelo docente Alexandre António Timbane, da Unilab (Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira/ Campus dos Malês) e ainda os professores Gaudêncio Kimuenho (Instituto Superior Politécnico do Bengo, Angola) e Márcio Undolo (Instituto Superior de Ciências da Educação de Benguela).

A obra resulta das atividades de pesquisa realizadas pelo Projeto VAPA (Variedade do Português de Angola), criado em 2015 na Escola Superior Pedagógica de Bengo, em Angola. Este livro eletrônico apresenta trabalhos de pesquisa sobre a variedade angolana de português realizada ao longo dos anos. O principal desafio que se coloca ao VAPA está articulado ao estatuto do Português de Angola (PA), ao combate ao preconceito linguístico com relação ao PA e ao seu reconhecimento, para que faça parte da norma a ser usada nas escolas.

A obra eletrônica chama atenção para a necessidade urgente de descrição e análise linguística, para que se possa realizar a gramaticalização, gramatização e dicionarização não apenas do português angolano, como também das restantes variedades do português, especialmente nos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) e em Timor Leste.

Lançamento

>Para participar do lançamento virtual, pelo Zoom,  clique neste link.(Meeting ID: 665 1860 0708/ Senha: 157731)
>Para acessar o livro, clique neste link para baixar a obra.

CONTEÚDO RELACIONADO