Mestrado em Energia e Ambiente lança edital de seleção de discentes para o semestre de 2024.1 (inscrições até dia 14)

Data de publicação  14/12/2023, 12:15
Postagem Atualizada há 3 meses

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PGEA/Unilab) publicou, nesta quarta-feira (13/12), o Edital PGEA nº 02/2023, que rege o processo seletivo para ingresso de discentes no semestre 2024.1. Todo o processo seletivo, bem como suas documentações obrigatórias, podem ser conferidas e acompanhadas na página do certame, no Portal do Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ambiente.

Para a referida seleção, serão ofertadas 18 vagas, sendo 13 destinadas à ampla concorrência, candidatos internacionais e TAE, e 5 vagas destinadas a políticas afirmativas, distribuídas entre as subáreas Processos Químicos; Instrumentação, Óptica e Computação; Desenvolvimento Rural; e Recursos Hídricos. O período de inscrição para o processo seletivo será do dia 18 de dezembro de 2023 a 14 de janeiro de 2024.

Inscrições e cronograma

O link para cadastramento da inscrição pode ser encontrado nesta página. É importante que o candidato esteja atento à obrigação de anexar a seguinte documentação, segundo o item 3 do edital:

• Ficha de solicitação de inscrição preenchida e assinada pelo(a) candidato(a) (Anexo I);
  • Declaração de anuência do empregador para liberação de pelo menos 20 horas semanais durante os 24 meses de atividades acadêmicas no Mestrado em Energia e Ambiente, preenchida e assinada, caso o(a) candidato(a) tenha vínculo empregatício (Anexo II);
  • Declaração de não exercício de atividade remunerada, preenchida e assinada, caso o(a) candidato(a) não tenha vínculo empregatício (Anexo III);
  • Planilha de pontuação de análise curricular (Anexo IV) preenchida digitalmente pelo(a) candidato(a);
  • Autodeclaração para candidatos(as) negros(as) (Anexo V) preenchida e assinada pelo(a) candidato(a) optante pelas vagas destinadas as pessoas pretas;
  • Juntada de documentos relacionados na seção 6, “DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO”, do Edital 02/2023, em PDF único (todos os documentos em um mesmo arquivo PDF).
Todas as datas do processo seletivo, bem como prazos para recurso e resultados, podem ser encontradas no item 8 do Edital PGEA nº 02/2023.

Mestrado

O curso de Mestrado em Energia e Ambiente tem por objetivo a qualificação de futuros profissionais e pesquisadores com competências e habilidades relativas à informação, compreensão, aplicação, análise e avaliação aplicada ao setor energético, aptos para sistematizar, inovar, propor políticas e otimizar os sistemas de transformação e uso final de energia no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Possui como Área de Concentração, Energia e Ambiente, e as seguintes linhas de pesquisa: “Processos Sustentáveis, Inovação e Difusão Tecnológica” e “Sistemas Energéticos, Desenvolvimento Rural e Recursos Hídricos”.

O Programa foi criado em 29 de março de 2019, com a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES durante sua 184ª reunião.

Para obter mais informações, visite a página do mestrado: www.pgea.unilab.edu.br

CONTEÚDO RELACIONADO