Unilab participa da 6ª Edição da Virada da Consciência 2023

Data de publicação  20/12/2023, 14:07
Postagem Atualizada há 4 meses

O convite para a participação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) na Virada da Consciência  2023, que homenageou a jornalista Glória Maria com o Troféu Raça Negra em sua 21ª edição e teve como temática “A Glória de ser Livre”, partiu da Universidade Zumbi dos Palmares.

O Magnífico Reitor da Unilab, prof. Dr. Roque Albuquerque, e a Vice-Reitora, profa. Dra. Cláudia Carioca, aceitaram de pronto o convite e, mais do que isso, participaram de algumas atividades dentre as 500 que aconteceram durante todo o período programado.

Em sua participação na mesa 07 junto com outros importantes representantes institucionais/internacionais, o Magnífico Reitor destacou que: “apesar das dificuldades e limitações de ser uma universidade federal localizada no interior, é preciso unir forças para a superação das desigualdades com o estabelecimento de parcerias que entendam a universidade como um vetor de transformação econômica, cultural e social”.

A Feijoada da Consciência na Fábrica do Samba, ocorrida no dia 18 de novembro, foi um momento muito importante de observação cultural da manifestação carnavalesca das escolas de samba de São Paulo, assim como foi um momento de visitação às instalações do futuro polo da Unilab na capital Paulista.

O almoço no dia 20 de novembro na Universidade Zumbi dos Palmares foi um momento de interlocução com a deputada Juliana Cardoso (PT-SP) acerca de pautas envolvendo as ações afirmativas.

A 6ª Edição da Virada da Consciência 2023 tem seu ápice na entrega do Troféu Raça Negra 2023, ocorrido na noite do dia 20 e a Unilab esteve presente na ocasião.

Fazendo um balanço geral acerca da participação da Unilab nesta sexta edição, a Vice-Reitora ressaltou que “é um evento único e que potencializa a luta e a resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam, o que está totalmente alinhado com as diretrizes da Unilab”.

Cerimônia da entrega do Troféu Raça Negra.

Já o Magnífico Reitor, evidencia que “o convite feito à Unilab para participar do movimento mais importante para a Negritude Brasileira, tanto a nível nacional quanto internacional, demonstra a relevância que a Unilab alcançou nos últimos anos, o que é fruto de um trabalho árduo e contínuo para que o nome da Unilab se consolide na luta antirracista e promova a criação de um Centro de Estudos e Pesquisas em Escravidão, Intolerância, Racismo e Discriminação Racial e Ambiental” (Conforme Portaria Reitoria/Unilab Nº 376, de 18 de dezembro de 2023).