PSEI 2024: Unilab convoca 2.107 candidatos para as provas de seleção em seis países

Data de publicação  09/02/2024, 07:48
Postagem Atualizada há 2 meses

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (Prointer), publicou na última quinta-feira (08/02) as listas de convocação de candidatos(as) do Processo Seletivo de Estudantes Internacionais – PSEI 2024 para a fase de provas de Redação e de Conhecimentos Específicos. Ao todo, 2.107 candidatos foram habilitados para essa última etapa da seleção.

As provas serão aplicadas no período de 26 de fevereiro a 5 de março em Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com o apoio das embaixadas brasileiras e de instituições parceiras locais. As datas específicas em cada país, os locais e os horários serão confirmados pelas embaixadas e divulgados posteriormente no site da Prointer e no da Unilab.

Os candidatos com histórico escolar deferido foram classificados a partir da média de seu histórico, da maior nota para a menor. São convocados para a fase de provas os classificados até 8 (oito) vezes o número de vagas ofertadas, por curso de 1ª opção.

Confira a relação de convocados, por país:

Angola

Cabo Verde

Guiné-Bissau

Moçambique

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste

Por que não fui convocado(a) se meu histórico foi deferido?

O fato de o histórico ser considerado deferido significa que ele está de acordo com o que foi solicitado pelo edital, mas isso não assegura o acesso para a etapa de aplicação de provas.

O histórico deferido gera ao candidato a Nota do Ensino Secundário (NES), que é a média aritmética do somatório das notas das disciplinas cursadas, em cada um dos três últimos anos do Ensino Secundário/Médio (item 6.2.2.4 do Edital Prointer nº 08/2023). A partir da Nota do Ensino Secundário (NES), os candidatos são classificados em ordem decrescente, ou seja, da maior nota para a menor.

A quantidade de vagas ofertadas para cada curso, multiplicada por até 8 vezes, define quantos candidatos dessa lista de classificação são convocados para as provas.

Por exemplo: para Moçambique, foram ofertadas 2 vagas para o curso de Engenharia da Computação. Então são convocados para a fase de provas 8 vezes esse quantitativo de vagas, isto é, 16 candidatos (2 vagas x 8). Portanto, no ranking de classificação dos moçambicanos para o curso de Engenharia da Computação, definido a partir da média geral do histórico, são convocados os 16 primeiros candidatos da lista. Os demais candidatos estão desclassificados. A relação geral de convocados de Moçambique reúne os candidatos de todos os cursos classificados conforme explicado acima. Desse modo é feito com todos os cursos e países envolvidos no certame.

Atendimento especializado e específico

O candidato que necessitar de atendimento especializado e/ou específico para realizar a prova deverá encaminhar a solicitação por meio do formulário Atendimento Específico, no dia 08/02/2024, informando qual a condição que motiva a solicitação de atendimento, de acordo com as seguintes opções definidas no edital:

a) Atendimento Especializado: para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), dislexia, déficit de atenção, autismo e discalculia.

b) Atendimento Específico: para gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e/ou pessoa com outra condição específica (por exemplo, motivos religiosos).

Além de informar a condição que motiva a solicitação,  o candidato deve anexar a documentação oficial comprobatória, em formato PDF (laudo médico ou declaração emitida por entidade religiosa).

Outras informações em prointer.unilab.edu.br/psei-2024.

Fonte: site prointer.unilab.edu.br