Mestrado em Estudos de Linguagem realiza aula magna dia 19/02 e abertura do semestre dia 21/02

Data de publicação  15/02/2024, 11:15
Postagem Atualizada há 3 meses

O mestrado em Estudos de Linguagens: contextos lusófonos Brasil-África (Mel Malês) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) realiza aula magna no dia 19 de fevereiro, às 14h, no auditório do campus dos Malês, com o professor da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Gabriel Nascimento. O docente traz o tema “O racismo linguístico e o estudante de Letras no século XXI: desafios rumo a uma verdadeira política linguística equitativa”.

Já no dia 21 de fevereiro, às 19h, acontece a abertura do semestre do Mel Malês, com o professor José Magalhães, da Universidade Federal de Uberlândia. Ele aborda o tema “A pós-graduação em Letras”. A palestra terá transmissão pelo canal oficial da Unilab no YouTube.

Currículo – José Magalhães

O docente José Sueli Magalhães é professor titular na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), onde desempenha um papel ativo nos cursos de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. É doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Como pesquisador, José Sueli tem uma ampla gama de interesses, incluindo fonologia, variação fonológica, morfofonologia e fonologia aplicada ao ensino. Ele tem uma extensa experiência editorial, servindo como membro permanente do corpo editorial de diversas revistas científicas, incluindo periódicos de alcance internacional, como a Revista da ANPOLL, a Revista Diadorin e a Revista Domínios de Linguagem.

Além de seu trabalho acadêmico e editorial, José Sueli desempenha papéis importantes em associações profissionais, como sendo delegado da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL) desde 2017 e membro do Conselho Consultivo do Programa de Apoio à Disseminação de Informação Científica e Tecnológica na CAPES (PADICT). Ele também tem uma longa história de serviço dentro da UFU, atuando comotutor do Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Letras de 2007 a 2022, entre outros papéis de liderança e coordenação.

Currículo – Gabriel Nascimento

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é atualmente professor de Língua Inglesa/Ensino de Línguas/Campo da Educação na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Gabriel é autor de obras relevantes, incluindo “Racismo linguístico: os subterrâneos da linguagem e do racismo”, publicado pela Letramento Editorial; “O Maníaco das Onze e Meia” pela Editora Multifoco; e “Este fingimento e outros poemas” pela Editora García.

Ele lidera o Grupo de Pesquisa em Linguagem e Racismo na UFSB e é membro de diversos grupos de pesquisa, como o Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade (NECLES) e o grupo “Identidades, Letramentos e Emoções no ensino-aprendizagem de línguas e na formação docente” na UnB. Seu trabalho acadêmico concentra-se principalmente na área de Linguística Aplicada, com ênfase em formação de professores de línguas estrangeiras e questões relacionadas ao Racismo no ensino-aprendizagem de línguas.