Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Educação nas relações étnico-raciais na escola básica é tema de palestra virtual dia 22/02, às 16h

Data de publicação  19/02/2024, 09:51
Postagem Atualizada há 9 meses
Saltar para o conteúdo da postagem

Educação das relações étnico-raciais: pistas sobre as tensões e articulações na escola básica é tema de palestra nesta quinta-feira (22/02), às 16h, em encontro virtual via meet, neste link, com Laércio Farias da Costa, doutorando da Universidade Federal do Pará (UFPA).  O evento faz parte da primeira formação do ano do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Educação, Diversidade e Formação de Educadores Brasil/África (Gedife) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).

Laércio Farias da Costa
Graduado nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, com ênfase em Ciências Naturais (UFPA/Abaetetuba), é licenciado em Pedagogia (FAVENI), especialista em Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação (IFPA), mestre em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e doutorando em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA). É membro do GERA (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais) e do Grupo de Estudos e Pesquisa: Memória, Formação Docente e Tecnologia (GEPEMe). Atua ainda como tutor/voluntário no Projeto formação pré-acadêmica afirmação na pós UFPR (Pré-Pós) e no Projeto Afrocientista que têm como intuito despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras.

Ele atuou no Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID UFPA). Exerceu a função de coordenador do Projeto Universidade Aberta de Abaetetuba (Cursinho Popular) enquanto presidente do Diretório Acadêmico da UFPA Abaetetuba (2013/2014), fez parte da comissão que promove o debate acerca da revisão do projeto Político Pedagógico das escolas do Campo (Abaetetuba/Pa). Já atuou como professor colaborador do curso de Educação do Campo pela UFPA Campus de Abaetetuba e atua como professor colaborador no curso de Pedagogia pela Faculdade da Amazônia (FAM) e nos cursos de graduação em Pedagogia e pós-graduação em gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Faculdade de Educação e Tecnologia do Pará (FAETE). Tem ampla experiência na área educacional e administrativa, pelo acúmulo de três anos de atuação em setores desta natureza no Instituto Federal do Pará e Universidade Federal do Pará através do Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR), ambos na cidade de Abaetetuba. Ainda tem experiência na área de Engenharia Civil, a partir da conclusão do curso técnico-integrado em Edificações no IFPA Campus de Abaetetuba.

Categoria