Até 25/02, abertas inscrições para seleção de bolsistas voluntários, para o Programa de Bolsas Institucionais do Núcleo de Línguas

Data de publicação  21/02/2024, 10:12
Postagem Atualizada há 2 meses

Conforme edital Nucli/ILL nº 04/2024, o Núcleo de Línguas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (NucLi/ILL/Unilab) torna público o Processo Seletivo Simplificado, visando à seleção de bolsistas voluntários, para cadastro reserva, para o Programa de Bolsas Institucionais do Núcleo de Línguas para as áreas de: Línguas Africanas, Língua Inglesa, Língua Brasileira de Sinais (Libras), Língua Espanhola, Português como língua adicional e Língua Francesa. As inscrições serão realizadas pelo e-mail nucleodelinguas.ill@unilab.edu.br do dia 20/02/2024 até 23h59min do dia 25/02/2024.

O Processo Seletivo Simplificado, regulado pelo presente Edital, é subordinado ao Núcleo de Línguas (NucLi/ILL), com a finalidade de propiciar a formação, inicial e continuada, e a capacitação em idiomas do corpo docente, discente e técnico-administrativo da instituição, de professores de idiomas da rede pública de Educação Básica, bem como a formação e a capacitação de estrangeiros em língua portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística que esteja alinhada com as diretrizes de internacionalização da nossa instituição.

Dentre as ações do NucLi/ILL, está a oferta de cursos presenciais, remotos e híbridos de idiomas a alunos com perfil para participar do processo de internacionalização do ensino superior,
visando prepará-los para os exames de proficiência exigidos pelas universidades, e para a experiência sócio-linguística-cultural no processo de internacionalização.

No total estão sendo ofertadas 12 vagas, sendo duas de cada língua.

Perfil do candidato
Estão aptos a concorrer no presente processo seletivo para as bolsas institucionais:
– Para o Processo Seletivo da área de Língua Francesa, alunos de qualquer curso de graduação da Unilab que a) possam comprovar proficiência linguística em francês, com certificação (cf. anexo II deste edital) ou b) possuam experiência comprovada no ensino de francês. Caso não seja possível comprovar nenhum desses critérios, os candidatos também poderão comprovar proficiência no
idioma e aptidão por meio da Prova Didática.

– Para o Processo Seletivo da área de Português como língua adicional, alunos do Curso de Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa da Unilab que tenham cursado a disciplina “Ensino de  Português como Língua Adicional”, constante na grade curricular do curso de Licenciatura em Letras-Língua Portuguesa, cuja nota de aprovação tenha sido igual ou maior que 7,0 (sete), a ser comprovada pelo histórico, e que estejam cursando, no máximo, o sexto semestre letivo.

-Para o Processo Seletivo da área de Língua Inglesa, alunos a) regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa da Unilab, terem cursado disciplinas de Língua Inglesa constantes na grade curricular do curso, com nota de aprovação igual ou maior que 7,0 (sete), a ser comprovada pelo histórico, ou demonstrar que já terem cursado, no mínimo, o nível intermediário em cursos livres de língua inglesa (cf. anexo II deste edital) e que possuam experiência comprovada no ensino desse idioma. b) Também poderão participar do Processo Seletivo da área de Língua Inglesa alunos de outros cursos de graduação que possam comprovar proficiência em Língua Inglesa, demonstrando terem cursado disciplinas de Língua Inglesa constantes na grade curricular do seu curso da Unilab, com nota de aprovação igual ou maior que 7,0 (sete), a ser comprovada pelo histórico, ou demonstrar já terem cursado, no mínimo, o nível intermediário em cursos livres de língua inglesa e que possuam experiência comprovada no ensino desse idioma. Caso não seja possível comprovar nenhum desses critérios, os candidatos também poderão comprovar proficiência no idioma e aptidão por meio da Prova Didática.

-Para o Processo Seletivo da área de Língua Brasileira de Sinais (Libras), alunos de qualquer curso de graduação da Unilab que a) possam comprovar proficiência linguística em Libras, com
certificação mínima de 40 horas ou b) possuam experiência comprovada no ensino de Libras.

– Para o Processo Seletivo da área de Língua Espanhola, alunos de qualquer curso de graduação da Unilab que a) possam comprovar proficiência linguística em espanhol ou b) possuam experiência comprovada no ensino de espanhol.

-Para o Processo Seletivo da área de Línguas Africanas, alunos de qualquer curso de graduação da Unilab que a) sejam internacionais e/ou b) possuam fluência ou experiência comprovada
na língua escolhida.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar os seguintes documentos anexos à mensagem eletrônica:
– Ficha de inscrição (arquivo salvo em formato PDF). A ficha está disponível no anexo I deste Edital.
– Histórico do curso de graduação salvo em PDF.
-Comprovante de matrícula salvo em PDF.
– Cópia de documento oficial de identidade com foto; ou passaporte ou RNE, no caso de estrangeiros.
-Currículo Lattes atualizado na Plataforma Lattes (https://lattes.cnpq.br/) e salvo em PDF com as suas devidas comprovações somente de documentos relacionados à língua-alvo escolhida, todos
constantes de carga horária explícita em horas.
– Os candidatos – brasileiros e internacionais – deverão participar obrigatoriamente da Prova didática e da Entrevista, a serem realizadas pela Comissão Avaliadora do NucLi/ILL, em data específica informada no item 8 deste Edital.

Cronograma

> Todas as informações sobre esse processo seletivo encontra-se no edital Nucli/ILL nº 04/2024 e anexos.