No dia 29/02, às 13h30, acontece palestra sobre língua árabe e islã no campus dos Malês
No dia 29 de fevereiro, a partir das 13h30, no auditório do campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), acontece palestra Língua Árabe e Islã no campus dos Malês: trajetórias da África de língua portuguesa. No marco de uma ação de extensão, o evento faz parte de uma proposta de realização de um Ciclo de debates interdisciplinares no escopo dos aspectos língua árabe, Islã, afro-muçulmanos e culturas africanas na Unilab e na Bahia. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.
Participam da mesa Língua árabe e Islã no Campus dos Malês: trajetórias da África de língua portuguesa do evento:
- Palestrante – Discente Abdulai Djabi- Guiné Bissau- (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais- Unilab- Bolsista de Extensão);
- Palestrante – Alexandre Mamadu Bailo Baldé- Guiné Bissau (Curso Bacharelado em Humanidades-Unilab – Bolsista voluntário de Extensão);
- Debatedor – Discente Manuel Armando – Moçambique (Curso de Licenciatura de Ciências Sociais-Unilab);
- Mediadora – Fanny Longa Romero (Docente do Curso de Licenciatura de Ciências Sociais- IHL- Unilab- Campus dos Malês)
O Ciclo de debates visa construir interlocução entre a universidade, comunidade acadêmica e sociedade em geral, criando espaços de diálogo também para atores sociais de comunidades muçulmanas no Recôncavo e na Bahia, além de estudiosos e pesquisadores de diferentes áreas do saber, no escopo das Ciências Humanas, em atenção aos temas: Configurações históricas e culturais afro-muçulmanas na Bahia; Islã e culturas africanas como campo de saber nas Ciências Humanas; Globalidade islâmica e seus significados em comunidades afro-muçulmanas na Bahia; Racismo religioso e islamofobia; e Conhecimento, cultura islâmica e religiosidade na África e na diáspora africana no Brasil: encruzas de uma agenda de pesquisa.
Projeto de extensão
As ações de extensão do projeto de extensão “Valorizando Diferenças: língua árabe, afro-muçulmanos e culturas africanas na Unilab e no Recôncavo Baiano” visam a oferta do ensino-aprendizagem de língua árabe na Unilab, campus dos Malês, e da construção de debates interdisciplinares com a sociedade sobre a temática do Islã, comunidades afro-muçulmanas, culturas africanas e diáspora africana no Brasil. A partir de iniciativas de estudantes africanos muçulmanos no campus dos Malês, provenientes dos PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa), que participam de redes de comunidades muçulmanas na cidade de São Francisco do Conde-BA, e em outras localidades da Bahia, este projeto aponta para a necessidade do curso de língua árabe na Unilab, assim como da visibilidade do Islã como fenômeno social, no marco de processos sociohistóricos relacionados com culturas afro-muçulmanas na Bahia.
A relevância de suas ações envolve a inserção, efetiva, de estudantes africanos muçulmanos dos PALOP, e outros atores sociais, interessados na temática do Islã. O projeto busca promover a compreensão da interculturalidade crítica entre a universidade e a sociedade, na ênfase de uma reflexão contextualizada sobre fenômenos sociais como cultura, religião islâmica, identidade, língua, etnicidade, diáspora, África. As ações de extensão são direcionadas para um público-alvo diversificado da sociedade, de comunidades muçulmanas, escolas, pesquisadores, redes sociais e da comunidade universitária (estudantes, docentes, técnicos).