De 4 a 17/03, doutorado em Enfermagem abre inscrições da seleção, para ingresso em 2024

Data de publicação  28/02/2024, 11:23
Postagem Atualizada há 2 meses

O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGENF) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) lança o Edital nº 01/2024, para ingresso no doutorado acadêmico em Enfermagem em 2024. As inscrições acontecem de 04 a 17 de março de 2024.

São habilitados à inscrição portadores do título de graduação na área da saúde (Enfermagem, Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição, Educação Física, Biomedicina, Terapia Ocupacional e Serviço Social) e mestrado em qualquer área.

No total estão sendo ofertadas 15 vagas, sendo 10 vagas (70%) para Ampla Concorrência, das quais, 9 vagas são para ampla concorrência e 1 (uma) para vagas de estudantes estrangeiros; 3  vagas (20%) para Políticas de Ações Afirmativas – candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência; e 2 vagas (10%) para Políticas de Ações Afirmativas (categorias específicas) – candidatos de baixa renda, egressos de escola pública e autodeclarados quilombolas; candidatos de baixa renda, egressos de escola pública e indígenas; candidatos de baixa renda, egressos de escola pública e autodeclarados membros de outros povos e comunidades tradicionais; candidatos de baixa renda, egressos de escola pública e autodeclarados pessoas com identidade trans; candidatos de baixa renda, egressos de escola pública e autodeclarados ciganos; candidatos de baixa renda, egressos de escola pública e autodeclarados refugiados e candidatos de baixa renda, egressos de escola pública e autodeclarados pessoas em situação de privação de liberdade ou egressas do sistema prisional.

A inscrição será realizada, exclusivamente, via Internet por meio do envio da documentação exigida para o e-mail da Coordenação do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (E-mail: selecaoppgenf@unilab.edu.br), conforme Edital nº 01/2024.

A seleção dos candidatos consistirá na avaliação da capacidade do candidato, com base nas seguintes etapas:
1) Análise do projeto (Eliminatória)
2) Prova Escrita (Eliminatória)
3) Entrevista do projeto e do Plano de Trabalho (Eliminatória)
4) Análise do Curriculum Vitae Modelo Lattes/CNPq (Classificatório)
5) Banca de heteroidentificação/verificação de candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) e/ou pessoas com deficiência.

> Todas as informações sobre esse processo seletivo encontra-se no Edital nº 01/2024, anexos e aditivos.

Doutorado em Enfermagem

O doutorado possui área de concentração designada Saúde e Enfermagem no cenário dos países lusófonos e duas linhas de pesquisa:

1) Práticas do Cuidado em Saúde no cenário dos países lusófonos; e

2) Tecnologias no Cuidado em Saúde no cenário dos países lusófonos.

O curso tem como missão a formação de profissionais de saúde capacitados a desenvolverem atividades de ensino e pesquisa na área da Saúde e Enfermagem no cenário dos países lusófonos. O enfoque do Programa está voltado à produção de conhecimento sobre práticas de saúde, o cuidado de enfermagem e o desenvolvimento, avaliação e validação de tecnologias para o cuidado em saúde direcionados a diferentes grupos (indivíduos, famílias e comunidades), considerando o contexto epidemiológico, social, sanitário e de saúde presentes nos países lusófonos.

> Para obter mais informações sobre o doutorado acadêmico em Enfermagem, acesse a página do Programa em ppgenf.unilab.edu.br