Propae divulga alteração no Edital nº 02/2024 do Programa de Assistência ao Estudante (PAES) 2024.1

Data de publicação  05/03/2024, 10:09
Postagem Atualizada há 3 semanas

Nesta sexta-feira (12), a Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Estudantis (Propae/Unilab) divulgou três documentos que alteraram o Edital Propae/PAES nº 02/2024.

Confira os Aditivos:

Aditivo 2 – Sobre a divulgação do Resultado Final

Aditivo 3 – Alteração de cronograma

Aditivo 4 – Alteração quantitativo de vagas

Outras infirmações na página Editais dos Processos Seletivos – PAES.

Inscrições

O Programa de Assistência ao Estudante (Paes) abre inscrições nos dias 08 a 22 de março, para o calendário 2024.1. Foram publicados o edital Paes 02/04, com as normas e procedimentos para solicitação de auxílios do Paes, e o cronograma de inserção e renovação do Paes, conforme documentos abaixos:

> Cronograma de Inserção e Renovação do Programa de Assistência ao Estudante – Ceará e Bahia (PAES) (Calendário 2024.1)

> Aditivo 1 – Alteração de cronograma  (Alterado em 27/03/2024)

Público-alvo

Conforme o cronograma de inserção e renovação do Paes, o público-alvo é formado por:

– Estudantes brasileiros/as e internacionais de graduação presencial ingressantes das entradas 2020.1, 2020.2, 2021.1, 2021.2, 2022.1, 2022.2, 2023.1 e 2023.2 que desejam se inserir no programa, considerando o quadro de vagas a ser publicado em aditivo;

–  Estudantes brasileiros/as e internacionais de graduação presencial convocados nominalmente para renovação. As listas estão publicadas o site da Unilab, na aba do “PAES” e disponíveis nos seguintes links:

-Estudantes brasileiros/as e internacionais de graduação presencial remanescente das convocações dos calendários de 2023.1 e 2023.2 para renovação, que tiveram sua solicitação de auxílio indeferida ou que não efetuaram a inscrição em um dos processos seletivos acima listados.

É de inteira responsabilidade dos discentes realizarem inscrição via Sigaa, conforme etapas dispostas em cronograma e regras do Edital.

É recomendado realizar a leitura de vídeo tutorial (neste link) antes de iniciar a inscrição, ou assistir ao vídeo tutorial do Paes, através deste link: vídeo tutorial.

Da etapa de complementação de informações

–Tutorial para fase de complementação de informações

Essa etapa consiste na complementação de informações através do anexo de documentos específicos no módulo de assistência ao estudante, em prazo definido em cronograma. Atenção para os casos permitidos para complementação de informações:

a) O/a candidato/a apresentar documentos ilegíveis, rasurados, declarações sem assinatura de próprio punho ou com assinatura digitadas e/ou não datadas, declarações e extratos com validade acima de 30 dias, declarações não preenchidas, arquivos corrompidos, sem frente ou verso;

b) O/a candidato/a ou membro familiar apresentar a folha de cadastro dos dados pessoais do CNIS ou folha de resumo do Cadastro Único ao invés do Extrato das Relações  Previdenciárias do CNIS;

c) O/a candidato/a tiver anexado o extrato do Programa Bolsa Família  com informações incompletas.

Em hipótese alguma será aceita a complementação de documentos dos estudantes que não apresentaram a documentação geral  e obrigatória completa exigida no processo seletivo, de acordo com a sua situação sociofamiliar (item 8.3.4.7, Edital do PAES).

Dúvidas e orientações

Seguem abaixo datas e link de inscrições (apenas para o campi Ceará ocorrerá salas virtuais com formulário de inscrição) para participação de discentes nos encontros para esclarecer dúvidas e receber orientações:

Ceará

– Reunião de socialização de informações, via plataforma Meet, aos/às estudantes brasileiros,  no seguinte dia e horário: 13/03 (quarta-feira), às 13h30.

Link de inscrição de discentes nacionais

Reunião de socialização de informações, via plataforma Meet, aos/às estudantes internacionais,  no seguinte dia e horário: 14/03 (quinta-feira), às 9h30.

Link de inscrição de discentes internacionais

O plantão social tira-dúvidas presencial acontece de segunda à quinta-feira nos seguintes horários: 9h20 às 11h20 e 13h30 às 15h40
– Local: Sala da Coest -Campi Ceará – Bloco administrativo Campus da Liberdade, ao lado do auditório, andar inferior ao R.U). Há ainda a opção de atendimento virtual, o agendamento é pelo e-mail nae@unilab.edu.br.

Bahia – Apenas de forma presencial

A Reunião de socialização de informações, de forma presencial, para os/as estudantes brasileiros/as, ocorre dia  07/03 (quinta-feira), às 9h, no Auditório do Campus dos Malês.

A reunião de socialização de informações, de forma presencial, para os/as estudantes internacionais, ocorre no dia  08/03 (sexta-feira), às 9h, no Auditório do Campus dos Malês.

No folheto informativo do Paes, há perguntas mais frequentes acerca dos procedimentos relativos ao Programa, que pode ser acessado neste link

Outras dúvidas também pode ser enviadas para os seguintes e-mails:

Campi Bahia: pae-sfc@unilab.edu.br

Campi Ceará: nae@unilab.edu.br.