Até 23/03, abertas inscrições para curso de extensão sobre noções básicas de Direito, Cidadania e Administração Pública

Data de publicação  07/03/2024, 09:12
Postagem Atualizada há 2 meses

Estão abertas, até 23 de março, as inscrições para curso de extensão online da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) sobre noções básicas de Direito, Cidadania e a Administração Pública. No total, estão sendo ofertadas 70 vagas para o curso, que será ministrado de abril a maio de 2024. O curso, que é gratuito, irá proporcionar aos participantes uma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o serviço público.

As aulas acontecem em 6 encontros,  em um total de 20 horas de carga horária de extensão.  As inscrições para este curso deverão ser realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que pode ser acessado neste link. Caso não tenha cadastro na área de extensão da Unilab, os/as interessados/as devem realizar o procedimento de cadastro, acessar e-mail para confirmação, depois inscrever-se no curso (a última mensagem é “a sua inscrição foi realizada com sucesso”). Em caso de dúvidas, acesse o tutorial.

Curso

São tópicos que serão abordados no curso: Noções Básicas de Cidadania e atos necessários ao
exercício da cidadania;  Ética profissional e clima organizacional; O atendimento como diferencial no serviço público e na iniciativa privada (pessoal, telefone e internet) e o uso da empatia; Acesso à informação, Informação (LAI), Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Os Direitos fundamentais, os direitos sociais na Constituição Federal; Noções básicas sobre a Lei das Locações;  Estatutos da Criança, Juventude e Idoso; Nome social, Igualdade Racial e crimes resultantes de preconceito, raça e cor; Lei Brasileira de Inclusão, Lei de acesso à informação e Lei Geral de Proteção de Dados, inclusive o uso da plataforma de assinatura eletrônica gov.br; e Princípios da Administração Pública, Princípios do Governo Digital, Eficiência e defesa do usuário dos serviços públicos.

Vagas
No total, estão sendo disponibilizadas 70 vagas, distribuídas da seguinte forma:

1) 35 vagas reservadas para servidores e empregados públicos das cidades de: São Francisco do Conde/BA (5 vagas), Santo Amaro/BA (5 vagas), Candeias/BA (5 vagas), Madre de Deus/BA (5 vagas), Catu (5 vagas), Salvador/BA (5 vagas) e Redenção/CE (5 vagas).
2) 7 vagas reservadas para a Sociedade Civil dos países que integram a Unilab;
3) 10 vagas reservadas para discentes da Unilab (graduação e pós-graduação);
4) 3 vagas reservadas para professores da Unilab;
5) 5 vagas para servidores técnicos da Unilab;
6) 10 vagas para servidores terceirizados da Unilab.

O acesso aos encontros poderá ser realizado por um computador pessoal, notebook ou até mesmo um celular com acesso à internet. Os(as) inscritos(as) podem participar do curso e das ações propostas no decorrer dos encontros.

O resultado final das inscrições será realizado até o dia 2 de abril de 2024, e o início das atividades acontecerá no dia 3 de abril de 2024, sendo encaminhado aos inscritos e selecionados pelo e-mail.

Para obter mais informações sobre o curso, o e-mail do coordenador do curso é reinaldo.p.aguiar@unilab.edu.br.

Histórico
Desde 2018, este trabalho tem sido realizado neste mesmo formato nos municípios de São Francisco do Conde, Santo Amaro, Candeias, Madre de Deus e Terra Nova, que culminou na publicação de um e-book, disponibilizado no repositório da Unilab – clique aqui para acessar o
livro. A coordenação do curso é de Reinaldo Aguiar, técnico-administrativo em educação da Unilab/campus dos Malês (BA).

No final de 2021, ele também realizou um evento contendo dois encontros com o público-alvo, tendo como objetivo proporcionar à sociedade pensar e planejar os temas a serem trabalhados nos encontros do curso de extensão em 2022, ano em que foi realizado o curso no formato online e teve participação de cursistas de vários estados como Bahia, Alagoas, Ceará e Piauí. “Houve bastante êxito, com participação e discussão das necessidades da sociedade para serem explanados no curso”, pontua Aguiar.