De 8 a 12/04, mestrado em Estudos da Linguagem abre inscrições da seleção, para ingresso no semestre 2024.1

Data de publicação  15/03/2024, 09:52
Postagem Atualizada há 3 semanas

O Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (PPGLin-Unilab) publicou edital nº 01/2024, referente ao processo seletivo do Mestrado em Estudos da Linguagem, para ingresso no semestre de 2024.1. O período de inscrição será de 8 a 12 de abril de 2024.

São habilitado(a)s à inscrição portador(a)es do título de Graduação, em qualquer área do conhecimento, reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil. A inscrição compreenderá o preenchimento do formulário de inscrição, neste link, e o envio de documentação, conforme edital nº 01/2024.

Vagas

Serão oferecidas 20 vagas para o curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, sendo 10 vagas para cada linha de pesquisa: Linha 1 – Linguagem: diversidade e políticas linguísticas; e Linha 2 – Linguagem: práticas textuais-discursivas. Serão destinadas 14 vagas para candidatos de ampla concorrência, duas das quais destinadas a servidores Técnico-Administrativos em Educação da Unilab.

Obrigatoriamente, 04 das vagas serão destinadas às seguintes políticas afirmativas: pessoas negras (pretas e pardas); pessoas indígenas; pessoas com deficiência. Obrigatoriamente, 02 das vagas serão destinadas às seguintes políticas afirmativas: pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada quilombola; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e indígena; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada membro de outros povos e comunidades tradicionais; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa com identidade trans; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada cigana; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada refugiada; pessoa de baixa renda, egressa de escola pública e autodeclarada pessoa em situação de privação de liberdade ou egressa do sistema prisional.

Seleção

A seleção do(a)s candidato(a)s consistirá na avaliação da capacidade do(a) candidato(a), com base nas seguintes etapas:
a) Prova escrita (Eliminatória);
b) Avaliação do anteprojeto de pesquisa (Classificatório);
c) Análise do Currículo Lattes, conforme Anexo B (Classificatória);
d) Análise da Comissão de Heteroidentificação/Verificação para os candidatos
inscritos para as vagas de que tratam os itens 2.4 e 2.5 do edital nº 01/2024.

>Todas as informações sobre esse processo seletivo encontram-se no edital nº 01/2024.

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

O Mestrado em Estudos da Linguagem tem como objetivo geral formar pesquisadores de alto nível a partir de uma perspectiva intercultural e crítica no que se refere à Língua Portuguesa, buscando contribuir para a integração entre o Brasil e os demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e para o desenvolvimento econômico e social desses países por meio da formação de pesquisadores-professores, aptos a lidar com a pesquisa e o ensino em/da língua portuguesa em sua complexidade sócio-histórico-geográfica.

A área de concentração do Mestrado é designada Linguagem e Integração e abriga estudos pós-graduados sobre interações orais e escritas como componentes de práticas discursivas socialmente situadas; sobre os processos de produção de texto e produção de sentido, desde sua dimensão subjetiva até sua dimensão social, histórica e ideológica; e sobre as linguagens verbais e não verbais e suas correlações, bem como os processos de interação, ressaltando os aspectos culturais.

>Para obter mais informações sobre o Mestrado em Estudos da Linguagem, acesse a página do PPGLin-Unilab.