Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Evento online sobre Globalidade islâmica e os sentidos de Umma em comunidades afro-muçulmanas na Bahia será dia 04/04, às 14h

Data de publicação  27/03/2024, 12:29
Postagem Atualizada há 3 semanas
Saltar para o conteúdo da postagem

Um mesa de debate intitulada Globalidade islâmica e os sentidos de Umma em comunidades afro-muçulmanas na Bahia acontece no dia 04 de abril, das 14h30 às 16h30, via Google Meet, neste link. O evento conta como palestrante o Sheikh Abdul Hameed Abu Bakr Ahmad (Centro Cultural Islâmico da Bahia) e a debatedora será Hannah Bellini (NAMIR/UFBA). A mediação será da docente do curso de licenciatura em Ciência Sociais do IHLM/campus dos Malês da Unilab, Fanny Romero, e o discente de Licenciatura em Ciências Sociais Abdulai Djabi, bolsista de Extensão.

As inscrições podem ser feitas por meio deste link. O evento é aberto a todas as comunidades, com enfoque nas comunidades muçulmanas, escolas, pesquisadores, redes sociais e da comunidade universitária (estudantes, docentes, técnicos). Haverá possibilidade de inscrição no dia do evento, para a emissão de certificado.

No marco de uma ação de extensão, o evento faz parte de uma proposta de realização de um Ciclo de debates interdisciplinares no escopo dos aspectos língua árabe, Islã, afro-muçulmanos e culturas africanas na Unilab e na Bahia. O Ciclo de debates visa construir interlocução entre a universidade, comunidade acadêmica e a sociedade em geral, criando espaços de diálogo também para atores sociais de comunidades muçulmanas no Recôncavo e na Bahia, e com estudiosos e pesquisadores de diferentes áreas do saber, no escopo das ciências humanas, em atenção aos temas: Configurações históricas e culturais afro-muçulmanas na Bahia; Islã e culturas africanas como campo de saber nas Ciências Humanas; Globalidade islâmica e seus significados em comunidades afro-muçulmanas na Bahia; Racismo religioso e islamofobia e Conhecimento, cultura islâmica e religiosidade na África e na diáspora africana no Brasil: encruzas de uma agenda de pesquisa.

A mesa de debate é uma ação do projeto de extensão da Unilab “Valorizando Diferenças: língua árabe, afro-muçulmanos e culturas africanas na Unilab e no Recôncavo Baiano”. As ações de extensão deste projeto visam a oferta do ensino-aprendizagem de língua árabe na Unilab/ Campus dos Malês, e da construção de debates interdisciplinares com a sociedade sobre a temática do Islã, comunidades afro-muçulmanas, culturas africanas e diáspora africana no Brasil. A partir de iniciativas de estudantes africanos muçulmanos no Campus dos Malês, provenientes dos PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa), que participam de redes de comunidades muçulmanas na cidade de São Francisco do Conde-BA, e em outras localidades da Bahia, este projeto aponta para a necessidade do curso de língua árabe na Unilab, assim como da visibilidade do Islã como fenômeno social, no marco de processos sociohistóricos relacionados com culturas afro-muçulmanas na Bahia.

“A relevância de suas ações envolve a inserção, efetiva, de estudantes africanos muçulmanos dos PALOP, e outros atores sociais, interessados na temática do Islã. O projeto busca promover a compreensão da interculturalidade crítica entre a universidade e a sociedade, na ênfase de uma reflexão contextualizada sobre fenômenos sociais como cultura, religião islâmica, identidade, língua, etnicidade, diáspora, África”, explica a docente Fanny Romero. As ações de extensão são direcionadas para um público-alvo diversificado da sociedade, de comunidades muçulmanas, escolas, pesquisadores, redes sociais e da comunidade universitária (estudantes, docentes, técnicos).

 Ações de extensão

 (I): Curso de Língua Árabe (UNILAB-Campus dos Malês) – Modalidade presencial.

Ministrante: Discente-Bolsista de Extensão: Abdulai Djabi (UNILAB)

Público-alvo: Comunidade acadêmica e sociedade em geral.

 (II): Ciclo de debates: Palestras sobre a temática Islã, culturas africanas, afro-muçulmanos, racismo religioso – Modalidade híbrida.

Convidados: Professores/pesquisadores, líderes religiosos e discentes-bolsistas de extensão, com ênfase na interdisciplinaridade.

Público-alvo: Comunidade acadêmica e sociedade em geral.

A organização do evento tem o apoio dos discentes Abdulai Djabi(Bolsista de Extensão- Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais- IHLM/UNILAB- Campus dos Malês), Alexandre Baldó (Bolsista voluntário de Extensão- Estudante do Curso de Bacharelado em Humanidades) e Manuel Armando (colaborador – Estudante do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais- IHLM/UNILAB- Campus dos Malês).

Categorias