Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Proppg lança editais Pibic e Pibit (inscrições até 02/05)

Data de publicação  10/04/2024, 10:35
Postagem Atualizada há 3 semanas
Saltar para o conteúdo da postagem

A Coordenação de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CPQ/Proppg) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) torna pública, por meio do edital Proppg 02/2024, a abertura de inscrições e convoca os interessados a submeterem propostas de projeto de pesquisa, visando a concessão de bolsas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, PIBIC/UNILAB (IC e Af), PIBIC/CNPq-IC, PIBIC/CNPq-Af, PIBIC/CNPq-ICJ, PIBIC/FAPESB e BICT/FUNCAP.

Já a  Coordenação de Pesquisa e Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (CPQ/PROPPG) da Unilab torna pública, por meio do edital Proppg 03/2024, a abertura de inscrições e convoca os interessados a submeterem propostas de projeto de pesquisa, visando a concessão de bolsas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
Edital Proppg 02/2024

Conforme edital Proppg 02/2024, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Unilab tem por objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária e estudantes do ensino médio, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, contribuindo desta forma para a formação científica de recursos humanos para pesquisa ou qualquer outra atividade profissional. O prazo de inscrições no Programa é até o dia 02 de maio de 2024.

São definidas as seguintes modalidades específicas de bolsas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) da Unilab:

I – UNILAB/PIBIC-IC – Modalidade fomentada por recursos da instituição, voltada para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
II – UNILAB/PIBIC-AF – Modalidade fomentada por recursos da instituição, voltada para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior que ingressaram na Unilab por meio de programas de ações afirmativas.
III – CNPq/PIBIC-IC – Modalidade fomentada pelo CNPq, voltada para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
IV – CNPq/PIBIC-Af – Modalidade fomentada pelo CNPq, voltada às universidades públicas que são beneficiárias de cotas PIBIC e que têm programa de ações afirmativas.
V – CNPq/PIBIC/CNPq-ICJ – Modalidade fomentada pelo CNPq, dirigida às universidades públicas que buscam despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica.
VI – Fapesb/PIBIC – Modalidade fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB, voltada para despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisas orientados por pesquisadores atuantes e qualificados, possibilitando ao iniciante a aprendizagem de técnicas e métodos e epistemologias, o desenvolvimento do pensar e criar científico, tecnológico e artístico- cultural, com aprimoramento do espírito crítico.
VII – Funcap/BICT – Modalidade de bolsa fomentada pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) que tem por objetivo principal despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, contribuindo desta forma para a formação científica de recursos humanos para pesquisa ou qualquer outra atividade profissional.

edital Proppg 02/2024 visa classificar projetos de pesquisa, a serem desenvolvidos nos estados do Ceará e da Bahia, e contemplar os classificados com bolsas de iniciação científica descritas acima, a serem outorgadas a estudantes regularmente matriculados na Unilab e/ou ensino fundamental, médio e profissional da Rede Pública.
Estão aptos a apresentar propostas de pesquisa professores efetivos, professores visitantes e pesquisadores bolsistas, desde que comprovem vínculo com a Unilab por período igual ou superior ao período de vigência das bolsas de iniciação científica. Os proponentes que pretendam orientar alunos bolsistas de Iniciação Científica devem possuir titulação de doutor; ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa); participar de Grupos de Pesquisa sediados na instituição, devidamente cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq com status Certificado e; não apresentar pendências junto à CPQ/Proppg. O processo de submissão do projeto de pesquisa, seu(s) respectivo(s) plano(s) de trabalho e documentação obrigatória ocorrerá exclusivamente pelo Portal do Docente, no Sigaa.
Cronograma

>Todas as informações sobre esse Programa pode ser obtido no Edital Proppg 02/2024

Edital 03/2024

Conforme edital Proppg 03/2024, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) da Unilab visa estimular estudantes do ensino superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação. Serão aceitas propostas de projetos que tenham como objetivo o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação. O prazo de inscrições é até o dia 02 de maio de 2024.

Compreende-se por Desenvolvimento Tecnológico e Inovação a constituição de novos produtos ou processos, e/ou melhoria(s)/incremento de desempenho de produtos ou processos, em qualquer esfera de atuação, e que são transferidos ao setor produtivo. No edital Proppg 03/2024, a inovação tecnológica será entendida como produto(s) ou processo(s) que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Serão consideradas, ainda, inovações baseadas em Tecnologia Social que compreenda produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social

No edital Proppg 03/2024, fica definida a modalidade específica de bolsa no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) da Unilab voltada para Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI):

I – PIBITI/CNPq – Modalidade fomentada pelo CNPq com objetivos de contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.

O edital Proppg 03/2024 visa classificar projetos de pesquisa, a serem desenvolvidos nos estados do Ceará e da Bahia, e contemplar os classificados com bolsas de iniciação científica PIBITI/CNPq a serem outorgadas aos estudantes regularmente matriculados em suas respectivas instituições de ensino.

Podem apresentar propostas de pesquisa professores efetivos, professores visitantes e pesquisadores bolsistas, desde que comprovem vínculo com a Unilab por período igual ou superior ao período de vigência das bolsas de iniciação científica. Os proponentes que pretendam orientar alunos bolsistas de Iniciação Científica devem possuir titulação mínima de doutor; ter acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UNILAB (http:/sig.unilab.edu.br/sigaa); participar de Grupos de Pesquisa sediados na instituição, devidamente cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq; e não apresentar pendências junto à CPQ/PROPPG.

O processo de submissão do projeto de pesquisa, seu(s) respectivo(s) plano(s) de trabalho e documentação obrigatória ocorrerá exclusivamente pelo Portal do Docente, no Sigaa, conforme cronograma do edital Proppg 03/2024

Cronograma

>Todas as informações sobre esse Programa pode ser obtido no edital Proppg 03/2024.

Categoria