Unilab recebe investimentos do Governo Federal com recursos do Novo PAC destinados a impulsionar a expansão das unidades do Ceará e da Bahia

Data de publicação  21/06/2024, 16:25
Postagem Atualizada há 1 semana

Nesta quinta-feira (20), durante evento realizado com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), recebeu o anúncio de significativos investimentos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), que beneficiarão diversos aspectos da instituição, tanto nos campi do Ceará, quanto no Campus dos Malês, em São Francisco do Conde, na Bahia.

“Os recursos do Novo PAC serão direcionados para obras diversas nos campi da Unilab, fortalecendo infraestruturas acadêmicas e proporcionando um ambiente ainda mais propício ao cumprimento da missão da instituição. Além disso, uma parcela significativa desse investimento será destinada à implantação do curso de medicina no novo campus de Baturité, representando um marco importante para a expansão dos serviços de saúde na região”, esclareceu Antônio Célio, pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan/Unilab).

Os recursos já autorizados pelo Governo Federal totalizam R$ 93.250.000,00 e passarão agora por um processo de priorização em reuniões a serem agendadas pelo Ministério da Educação (MEC) com cada universidade e serão disponibilizados por meio de Termo de Execução Descentralizada (TED).

As demandas preliminarmente autorizadas foram:

Sede (Redenção/Ceará):

1. Obra de urbanização dos prédios acadêmicos – Estruturas Acadêmicas do Campus das Auroras – Unilab: R$ 4.200.000,00;

2. Conclusão da obra de construção das residências universitárias – Moradia Estudantil do Campus das Auroras – Unilab: R$ 1.100.000,00;

3. Obra de implantação de laboratórios e salas de aulas nos Blocos A e B – Infraestrutura e urbanização do Campus das Auroras – Unilab: R$ 4.900.000,00;

4. Construção de ginásio poliesportivo – Complexo Esportivo e/ou Culturais do Campus das Auroras – Unilab: R$ 5.000.000,00.

Campus de Baturité (Região do Maciço de Baturité/Ceará):

1. Compra de espaço e implantação do Campus: R$ 60.000.000,00.

Campus dos Malês (São Francisco do Conde/Bahia):

1. Construção do restaurante universitário – Restaurante Universitário do Campus Malês – Unilab: R$ 3.800.000,00;

2. Obra de Urbanização do Campus – Estruturas Acadêmicas do Campus dos Malês- Unilab: R$ 2.000.000,00;

3. Conclusão da Obra de Construção dos Blocos Anexos – Salas de Aulas do Campus dos Malês – Unilab: R$ 4.700.000,00;

4. Blocos Anexos – Salas de Aula do Campus dos Malês – Anexos – Unilab: R$ 5.250.000,00;

5. Construção de Pavilhão de Salas de aula – Infraestrutura e urbanização do Campus dos Malês – Unilab: R$ 2.300.000,00.

A Unilab, reconhecidamente por sua missão de integração entre povos lusófonos e africanos, com este investimento recebe uma oportunidade ímpar de fortalecer sua posição como referência acadêmica, cultural e desenvolvimento social nas localidades que está instalada.

“É com grande alegria que percebemos que a Unilab está sendo reconhecida e valorizada. Estar ao lado do Presidente Lula nesse momento do anúncio é motivo de muita honra e me motiva ainda mais para avançar, pois a Unilab merece muito, muito mais, e vou lutar com todas as minhas forças, como venho fazendo desde que a comunidade acadêmica me escolheu. Viva a Unilab!” – Roque Albuquerque, Reitor da Unilab

Este anúncio reafirma o compromisso do governo federal com o desenvolvimento educacional e social, além de destacar o papel crucial da Unilab na promoção da educação de qualidade e na integração regional.