Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Inscrições abertas para o debate sobre “Os Itinerários dos processos eleitorais na União Europeia”, que acontece dia 11/07, às 15h, em Palmares II

Data de publicação  09/07/2024, 10:25
Postagem Atualizada há 6 dias
Saltar para o conteúdo da postagem

Estão abertas as inscrições para o debate sobre “Os Itinerários dos processos eleitorais na União Europeia”, evento que acontece no dia 11/07, às 15h, na sala 213 em Palmares II (CE). No total, estão sendo ofertadas 50 vagas e a inscrição deve ser feita pelo e-mail  andrealvesdelima@unilab.edu.br. O evento é gratuito e aberto ao público. O debate é promovido projeto de Extensão da Unilab intitulado “Relações Internacionais, Sistemas de Poder Global e as Perspectivas de Inserção da CPLP no Mundo Multipolar”, coordenado pelo professor Sebastião André Alves de Lima, do Curso de Sociologia.

Sobre o tema do debate, o docente explica que “a Europa parece que havia extirpado, do imaginário de seus cidadãos, após a Segunda Guerra Mundial, as ideologias da extrema-direita que produziram o nazismo e o fascismo. No entanto, o que observamos nos últimos anos foi a ascensão de partidos extremistas de direita na União Europeia. As eleições em Portugal, França, Alemanha e para o Parlamento Europeu evidenciaram um crescimento da extrema-direita europeia”.

Ainda segundo o docente Sebastião Lima, “quais as causas que possibilitaram o avanço da ideologia extremista de direita na UE? Quais as consequências da ascensão da extrema-direita para a União Europeia? Como esse fenômeno de radicalismo político de direita afeta as relações internacionais no ocidente? São essas indagações que nortearão o debate”, contextualiza.

Categorias
Palavras-chave

CONTEÚDO RELACIONADO