Renovação do quadro funcional da Unilab acontece com posse de novos servidores em diferentes cargos e áreas de ação
Já completando 14 anos, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) – instituída pela Lei 12.289, de 20 de julho de 2010 – dispõe em seu quadro funcional, aproximadamente, 390 servidores docentes e mais de 360 servidores técnicos-administrativos em educação (TAEs), contribuindo com o objetivo institucional da autarquia federal em ministrar ensino superior, desenvolver pesquisas nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária.
Diante deste quadro significativo, nesta terça-feira (9/07), no auditório do campus da Liberdade, em Redenção/CE, foram realizadas duas cerimônias de posse de servidores (efetivos e comissionado), com participação do reitor (Roque do Nascimento Albuquerque) e da vice-reitora (Cláudia Ramos Carioca) da Unilab, de pró-reitores, diretores de institutos, demais servidores, familiares e convidados.
No primeiro momento, o professor do Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL) e reitor da Unilab, Roque Albuquerque concedeu a posse à nova superintendente de Gestão de Pessoas (SGP), Rebeca Cavalcante P. Lima, servidora efetiva da Unilab, desde 2014.
Após a leitura do termo de posse, Rebeca Lima, a nova superintendente da SGP, agradeceu aos representantes da reitoria da Unilab pela confiança depositada a ela. Além disso, a nova gestora expressou gratidão e reconhecimento a sua mãe, seu modelo a seguir. A qual, também é funcionária pública, vinculada ao Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE). Esta, lhe ensinou a tratar com muita seriedade e responsabilidade o trabalho.
“Ela (sua mãe) nunca falta, nunca esmorece. Eu aprendi com ela, diariamente, sobre como tratar o serviço público com muita seriedade e responsabilidade. Me apaixonei pelo Recursos Humanos e saí do curso de Engenharia Civil na UFC para cursar Administração por causa do amor que tenho pela Gestão de Pessoas. Temos que ocupar os espaços que nos são dados. Sinto que eu tenho a possibilidade, o dever, o desejo de gerar este impacto institucional, gerar impacto na minha equipe para fazer com que as pessoas trabalhem bem e estejam felizes onde estão. Gerir pessoas no serviço público é tirar ‘leite de pedra’. Todo gestor é um gestor de Pessoas. Essa não é uma função só minha. Ela é de todos nós. Só tenho a agradecer!”
Agradecendo a participação de todos os presentes, e dos trabalhos desenvolvidos por todos os servidores e colaboradores da Unilab, Roque Albuquerque (reitor), explicou sobre Administração de pessoas e conflitos:
“O desafio é grande. Mas, trabalhar com pessoas é algo fantástico. É um desafio, já sabendo que existe a parte de Administração, composta por 22%, o restante (78%) são conflitos pessoais. Se conseguir gerir conflitos pessoais e não ser a causa dos conflitos, você terá reduzido os problemas e maximizará os 22% que você já sabe o que vai acontecer na Administração. Se não, para! Um ambiente saudável certamente maximizará o que iremos fazer. É muito importante andarmos com quem acredita em nós. É preciso decidir como líder gestor se a melhor alternativa é contornar, subir ou aplainar“.
No segundo momento, foram empossados dois novos docentes: Hérica Cristina A. de Vasconcelos, lotada no Instituto de Ciências da Saúde (ICS/Unilab) e Ramon Rosa M. V. Júnior, lotado no Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável (IEDS/Unilab).
Estiveram presentes à cerimônia, os representantes dos institutos, a reitoria, os servidores da Unilab e convidados.
Ramon Júnior (IEDS) Hérica Vasconcelos (ICS)
Novas posses
Complementando nosso quadro com posse de novos servidores, no mês de junho, tivemos três solenidades ocorridas nos dias 03, 06 e 25. E, no mês de abril, realizamos no dia 30.
Junho
A cerimônia de posse do servidor de cargo comissionado como chefe da Secretaria de Governança, Integridade e Transparência (SGIT/Unilab), Giovani Pacelli da Costa, foi realizada por Roque Albuquerque, e ocorreu no dia 03, na sala de videoconferência do campus da Liberdade, em Redenção/CE.
Estiveram presentes à cerimônia, o reitor da Unilab, a ex-superintendente de Gestão de Pessoas (SGP), Isabela Santos, demais servidores da secretaria e de outras unidades, além dos convidados.
Roque Albuquerque, Giovani Pacelli e Isabela Santos Posse realizada pelo reitor Servidores e convidados servidores e Giovani Pacelli, chefe da SGIT Giovani Pacelli e familiares
No dia 06 de junho, na sala da Reitoria da Unilab, no campus da Liberdade, em Redenção/CE, foram empossados dois novos servidores: Dieric dos Santos de Abreu, docente lotado no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen) e Renato Farias de Paiva, servidor TAE, no cargo de Analista de Tecnologia da Informação, lotado na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
Entre os presentes, o reitor e a vice-reitora, a ex-superintendente da SGP, Isabela Santos, o diretor do Icen, Elcimar Simão Martins; representando a DTI, Thiago Gomes e a gerente da DCS/SGP em exercício, Alene Barbosa Leal.
Dieric Abreu (Icen) Renato Paiva (DTI) Dieric Abreu e Elcimar Martins (Icen) Dieric Abreu e família
No dia 25, foi realizada a cerimônia de posse na sala de videoconferência do campus da Liberdade, em Redenção/CE, ao docente Rômulo Batista Vieira, lotado no instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen).
Participaram da cerimônia, a vice-reitora, Cláudia Carioca, a ex-superintendente de Gestão de Pessoas (SGP), Isabela Santos, o vice-diretor da diretoria do Icen, Michel Granjeiro e o gerente da Divisão de Concursos e Seleções (DCS/SGP), Marcelo Romell, além dos demais servidores das unidades e convidados.
Cláudia Carioca (vice-reitora da Unilab) Isabela Santos (SGP), Rômulo Vieira e Cláudia Carioca (vice-reitora) Marcelo Romell (DCS) e Rômulo Vieira Isabela Santos (SGP), Michel Granjeiro (Icen) e Deric Venício (Reitoria)
Abril
No final de mês de abril, dia 30, houve a posse de duas docentes: Andréa Bessa Teixeira (lotada no ICS) e Mayra Garcia Maia Costa (lotada no Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR), como também de dois servidores TAEs: Pedro Medrado Silveira (lotado na SGP/Unilab e exercício na Comissão Permanente de Pessoal Docente – CPPD) e Renato Lima Baraúna (lotado na Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI).
Os dois representantes da Reitoria da Unilab concederam a posse aos novos servidores. Entre os participantes, o diretor do IDR, Lucas Luz, a diretora do ICS, Juliana Celestino, o diretor da DTI, Giancarlo Cardoso, o representante da CPPD/SGP, Joaquim Torres Filho e a gerente da DCS/SGP, Alene Leal, além dos demais servidores e convidados.
“Tenho um olhar muito otimista naquilo que temos feito nesta universidade. Somos pessoas exitosas em conseguir implantar uma universidade federal internacional no interior, apesar das inúmeras dificuldades. Temos hoje 30 cursos de graduação, 07 de especialização e 10 mestrados. Temos convênio com 24 universidades norte-americanas, além da participação de docentes e discentes no Programa Fulbright, que oferta bolsas de estudos a brasileiros. Temos o programa de Mobilidade Acadêmica. Vamos encerrar algo chamado ‘Pró temporariedade’. Estamos na contramão para fazer a integração. – esclareceu Roque Albuquerque, professor do ILL e reitor da Unilab
Roque Albuquerque (reitor da Unilab) Roque Albuquerque (reitor) e Cláudia Carioca (vice-reitora) Isabela Santos (SGP), Renato Baraúna, reitor e vice-reitora Andréa Bessa e Juliana Celestino (ICS) Pedro Medrado e Joaquim Filho (CPPD) Mayara Garcia e Lucas Luz (IDR)
Para Mayara Garcia, receber a convocação para tomar posse na Unilab “foi a concretização de um grande sonho. Preparei-me para ser docente do magistério superior e foi uma imensa alegria poder assumir esse cargo em uma Universidade tão respeitada como a Unilab. Conheci a Unilab em 2016 e desde aquela época já tinha intenção de fazer concurso pra lá. Quando surgiu o curso de Engenharia de Alimentos percebi que era a minha grande oportunidade. Espero contribuir para a melhoria do ensino e pesquisa do nosso Estado e também com a formação de profissionais de outras nacionalidades. Considero de extrema importância o impacto da Unilab nas comunidades de língua portuguesa, bem como o desenvolvimento das comunidades nos quais esses países fazem parte”, declarou a nova docente do IDR.
“Muito gratificante, será meu primeiro trabalho como analista em uma instituição. Conhecia a Unilab através de amigos que aqui trabalham e já tinha visitado. Achei uma cerimônia muito acolhedora. Os presentes estavam numa atmosfera harmoniosa e otimista e entusiasmada, foi muito legal. Estou otimista, principalmente porque tenho um excelente gestor. Os colegas de trabalho também estão bem alinhados e unidos nos desafios da Diretoria”, afirmou Renato Baraúna (DTI)
A conquista de mais uma vaga para a DTI foi considerada de suma importância para complementar o quadro da Unilab. “Hoje temos 62% de nossa força de trabalho. A rotatividade da DTI é grande. O servidor entre e logo depois passa em outro concurso e sai. Mesmo com concurso válido a gente não consegue repor nossa força de trabalho. Temos vagas para técnicos disponíveis, mas não temos classificados a chamar. O grande problema é repor essa força de trabalho. Os salários baixos não é atrativo nem para concurso. O cargo de TI é mundial, não é mais regional. Com o advento da pandemia, ficou demonstrado que pra área de TI, e pra outras carreiras, é possível realizar-se com êxito a distância”, esclareceu o diretor da DTI/Unilab.
Giancarlo Cardoso, diretor da DTI/Unilab esclareceu que o novo funcionário, o analista Renato Baraúna, irá trabalhar no desenvolvimento de sistemas – no Plano Anual de Desenvolvimento de Sistemas, como o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC).
“Um momento de muita emoção, foi o testemunho no momento que recebi a convocação”, declarou Andréa Bessa (ICS): “uma mistura de sentimentos de gratidão, emoção e felicidade transbordaram em mim. Pude lembrar da árdua trajetória que vivi para alcançar o sonho de ser aprovada em um cargo público federal. É uma realização profissional ser servidora docente da tão sonhada Unilab. Em 2022 fui professora substituta, o que me fez encantar e querer ainda mais passar em um concurso da Unilab. Os docentes do Instituto de Ciências da Saúde são muito acolhedores e prestativos”
Complementou dizendo que não esquecerá das primeiras palavras em que o Reitor se dirigiu aos familiares dos novos servidores, assim como as boas-vindas e o acolhimento que foram transmitidos por todos que estavam presentes. “Do e-mail que recebi até a realização da cerimônia de posse, todos envolvidos foram imensamente educados. Foi uma cerimônia muito organizada e pontual. Esse momento ficará marcado em minha memória para sempre! Espero contribuir com o crescimento da Universidade, exercendo a missão docente com muita dedicação e conquistas profissionais“