Curso de extensão sobre comunidades rurais e agricultura familiar no Maciço de Baturité recebe inscrições até 29 de agosto

Data de publicação  21/08/2024, 15:01
Postagem Atualizada há 3 dias

O curso de extensão “Comunidades Rurais e Agricultura Familiar no Maciço de Baturité (CE): modos de existência, saberes e sustentabilidade” recebe inscrições de 22 a 29 de agosto, neste formulário. O curso ocorrerá de 5 de setembro a 14 de novembro, com encontros quinzenais na modalidade presencial às quintas-feiras, das 14h às 17h, na Unidade Acadêmica dos Palmares. A carga horária total é de 40 horas, com certificação, e são ofertadas 40 vagas.

O curso é aberto à comunidade interna e externa, destinado a integrantes das comunidades rurais, estudantes de ensino médio, graduação e pós-graduação oriundos de comunidades rurais do Maciço de Baturité e do Ceará; estudantes internacionais da Unilab oriundos de áreas rurais; agricultores familiares; membros de movimentos sociais do campo; professores de escolas públicas, docentes, técnicos e terceirizados da Unilab e demais interessados na temática.

Ministrado pela professora Fátima Silveira, do Instituto de Humanidades (IH) da Unilab, o curso objetiva valorizar as histórias, culturas e modos de vida das populações rurais do Maciço de Baturité, promovendo a troca de saberes entre a Unilab e as comunidades rurais. Por meio de aulas teóricas interdisciplinares, rodas de conversas e vivências nas comunidades, o curso pretende introduzir os estudantes na área de Estudos Rurais e aproximá-los das realidades das comunidades rurais locais.

Confira os eixos de abordagens ao longo do curso:

– Abordagens interdisciplinares clássicas e contemporâneas sobre os conceitos de “Rural”, “Campesinato”, “Agricultura Familiar” e as especificidades das comunidades rurais do Maciço de Baturité/CE.

– Territorialidades, Sistemas Agrícolas e Soberania Alimentar.

– Mudanças Climáticas e Sustentabilidade.

– Modos de existência, histórias, culturas e saberes.

– Juventude rural.

– Movimentos Sociais e Educação do Campo.

– Mundos rurais nos espaços lusófonos: diversidades e confluências.

Palavra-chave